Sociedade

“Discursos Diretos” com o Escritor José Manuel Mendes em Loulé

No próximo dia 7 de outubro, terça-feira, pelas 21h30, a Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, recebe a presença do escritor português José Manuel Mendes em mais uma sessão dos “Discursos Diretos”, iniciativa realizada no âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de Abril.

 
 
O poeta, que é presidente da Associação Portuguesa de Escritores, será apresentado por Fernando Cabrita.
 
José Manuel Mendes nasceu em setembro de 1948, em Luanda. Elegeu a cidade de Braga para viver, onde, desde a adolescência, se destacou como um lutador contra o poder ditatorial instituído pelo Estado Novo, no seio dos movimentos estudantis, associativos e políticos. 
 
Fez o ensino superior em Coimbra, licenciando-se em Direito. Não exercendo a advocacia, dedicou-se à docência, lecionando no ensino secundário entre 1968 e 1980. Finda esta experiência, foi eleito deputado à Assembleia da República, onde, durante 11 anos (1980-1991), sempre soube ser um parlamentar convicto na defesa dos ideais democráticos. 
 
Retomando o ensino, ministrou o Curso de Comunicação Social da Universidade do Minho. 
 
Escritor prestigiado no meio intelectual, com cerca de 30 títulos publicados, desde a poesia ao ensaio, o autor manifestou, desde muito jovem, o seu pendor criativo, tendo publicado o seu primeiro livro de poesia aos 15 anos. 
 
A sua atividade literária desenvolve-se também através da sua participação em jornais e revistas culturais portuguesas e estrangeiras, programas na RDP e na Rádio Universidade do Minho (RUM), e igualmente na programação cultural da Feira do Livro que se realiza anualmente em Braga.
 
No final da sessão, o autor irá autografar as suas obras, numa iniciativa com entrada livre.