siga-nos | seja fã
PUB
 

Distinto médico olhanense homenageado pela Câmara Municipal de Faro

Distinto médico olhanense homenageado pela Câmara Municipal de Faro
Imprimir Partilhar por email
07-09-2017 - 13:35
João Maria Larguito Claro, distinto médico-dermatologista, natural de Olhão, foi esta manhã homenageado pela autarquia Farense.
 
João Maria Larguito Claro, distinto médico-dermatologista, natural de Olhão, foi esta manhã homenageado pela autarquia Farense, a propósito do Dia do Município, que este ano agraciou, 9 individualidades e coletividades, nomeadamente: António Justo (ARPI, a título póstumo), António Branco (Reitor da UAlg que por se encontrar no estrangeiro fez-se representar por Paulo Águas, Vice-Reitor), Diogo Piçarra (músico), Ginásio Clube Farense, Joaquim Arenga (Grupo EDP), José Sousa Uva (treinador de atletismo), Conselho Regional da Ordem dos Advogados, Delegação Distrital da Ordem dos Engenheiros e Delegação Regional da Ordem dos Médicos. Durante a sessão foi também feita a atribuição de medalhas de bons serviços e dedicação a funcionários municipais.
 
Ao Algarve Primeiro, João Larguito Claro confidenciou a sua “satisfação pela homenagem que lhe foi prestada” admitindo que “nada faço por reconhecimento, mas por prazer, por justiça, por entrega aos outros”.
 
Visivelmente comovido, o rosto da dermatologia no Hospital de Faro, mostra-se preocupado com o facto de “ontem deixei o serviço. Completei 70 anos de idade e estou reformado, mas já deixei claro que, mediante os resultados dos exames médicos que aguardo, estou disponível para continuar a apoiar os meus doentes até que me seja permitido por saúde”.
 
Com 45 anos de carreira ao serviço da Medicina, João Larguito Claro assume que “dar o meu melhor aos que mais precisam sempre foi a minha motivação para exercer esta profissão. Dá-me prazer ajudar os meus doentes e, tendo em conta que o Algarve sofre graves lacunas em termos de médicos, sinto isso quase como que um imperativo pessoal”.
 
Ao nosso jornal o Dr. Larguito adiantou que “já acordei com a Dra. Ana Paula Gonçalves - Presidente do Conselho de Administração do recém criado CHUA que, estou disponível para continuar a assegurar a dermatologia do hospital até que a saúde me permita e até que outros colegas possam substituir-me”.
 
Amplamente conhecido pela sua entrega e dedicação à profissão, João Larguito Claro sublinhou que “encaro as homenagens como uma satisfação do Ego, não como uma motivação para prosseguir aquilo em que acredito. O que me move é mesmo exercer a medicina que é a minha grande paixão. Naturalmente que fico muito sensibilizado com este tipo de reconhecimento público e, no caso particular do município de Faro, onde resido e trabalho”.
 
O programa comemorativo do Dia do Município engloba ainda o descerramento de uma placa toponímica na “Rua Álvaro Paço”, numa homenagem ao empresário e benemérito da Conceição de Faro, Álvaro dos Santos Calçada Paço, nas imediações da extensão local do Centro de Saúde, a inauguração oficial da Clínica Lusíadas, no Largo do Mercado em Faro, da Sala de Formação na sede da Associação Humanitária dos Bombeiros de Faro “Cruz Lusa”, da estrada requalificada dos Gorjões, obra do Programa Faro Requalifica, que liga Santa Bárbara de Nexe até ao cruzamento da Goldra, o descerramento do Memorial aos Combatentes da Guerra do Ultramar, erigido pelo Município no Jardim Guerreiro da Ângela, em Santa Bárbara de Nexe, em homenagem a todos os soldados oriundos daquela Freguesia que perderam a vida na Guerra Ultramar, a cerimónia de entrega ao Município farense do Jardim Sul do Palácio de Estoi, no âmbito do protocolo estabelecido com a Enatur, sendo que o Palácio, uma Pousada da Enatur sofreu obras de adaptação e ampliação com projeto assinado pelo arquiteto Gonçalo Byrne e do arquiteto paisagista João Cerejeiro. A cedência do ediíficio à Enatur, implicou da parte desta a recuperação do Jardim Sul que agora abre para usufruto do público.
 
A terminar o dia está também previsto descerrar uma placa de homenagem a António Justo, junto ao Jardim da ARPI, dedicando-se à ARPI há mais de 23 anos, António Justo era Presidente da Direção há mais de 10 quando, sem nada o fazer prever, faleceu de doença súbita, passado que está um ano após o seu falecimento, a autarquia decidiu perpetuar o seu nome junto da obra que ajudou a erigir. 
 
O Presidente da Autarquia de Faro Rogério Bacalhau, no seu discurso fez alusão ao esforço e dedicação de todos os funcionários autárquicos, "como exemplo de espirito de missão", dando destaque ao empenho que demonstraram na realização do recente Festival F. 
 
O Autarca relembrou a saúde financeira da Câmara, aludindo para a redução da dívida em 60%, o pagamento do PAEL e do Programa de Reequilíbrio Financeiro.
 
Rogério Bacalhau referiu que "passados 8 anos, voltámos à gestão autónoma, já não somos maus pagadores, hoje não fazemos nem compramos nada sem poder pagar, recordo que não há muito tempo a autarquia levava 400 dias a pagar, foram anos em que o sacrifício foi suportado essencialmente pelos munícipes, empresas e funcionários autárquicos". 
 
O edil disse ainda que "foram tempos difíceis, mas que foram ultrapassados", destacando a requalificação do espaço público, e a reabilitação de estradas e caminhos, no âmbito do Programa Faro Requalifica, bem como a criação de eventos "que deram mais vida à cidade, orgulhando os farenses".
 
A educação e as coletividades foram também referidas no discurso de Rogério Bacalhau, ressalvando que os apoios às coletividades, passaram a ser decididos, segundo "critérios objetivos".
 
A valorização da frente ribeirinha da cidade, foi destacada, no seu discurso,"constituindo um factor-chave de sucesso na nossa estratégia de afirmação".
 
Aqui deu o exemplo do Porto Comercial ou da Doca de Faro, que no seu entender "precisam de uma intervenção da Administração dos Portos de Sines e do Algarve e da Docapesca, pois a cidade está a crescer a duas velocidades, no casco urbano verifica-se assinalável desenvolvimento, no litoral continua o abandono".
 
A finalizar o autarca pediu um minuto de silêncio em memória a Joaquim Guerreiro, recentemente falecido devido a doença prolongada.
 
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Dia Internacional do Homem assinalado no Algarve



-

Reabilitação do Centro histórico de Silves com alterações de trânsito



-

Concelho de Loulé apostado em preservar a floresta



-

Mafalda Ribeiro e Paulo Azevedo em Albufeira falam da dignidade da pessoa com deficiência



-

Ministério da Administração Interna alerta para risco de incêndio



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Algarve vê novo hospital por um "canudo"

Algarve vê novo hospital por um "canudo"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Dia Internacional do Homem assinalado no Algarve

Dia Internacional do Homem assinalado no Algarve

ver mais
 
Movimentos reafirmam oposição à prospeção de petróleo e gás ao largo da Costa Vicentina

Movimentos reafirmam oposição à prospeção de petróleo e gás ao largo da Costa Vicentina

ver mais
 
Reabilitação do Centro histórico de Silves com alterações de trânsito

Reabilitação do Centro histórico de Silves com alterações de trânsito

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio