Sociedade

Ecos de Coimbra oferecem hoje Serenata a Faro

 
O Grupo Ecos de Coimbra, com sede em Faro, dedica hoje, à cidade, uma Serenata Futrica.

 
O grupo Ecos de Coimbra, com sede em Faro, dedica hoje, à cidade, na escadaria da Igreja da Sé, pelas 22h30, uma Serenata Futrica, de forma a promover o Fado de Coimbra, na capital Algarvia.
 
Esta iniciativa, surge como forma de promoção e diversificação da oferta, em termos culturais, recriando uma tradição centenária em Coimbra.
 
Documentada desde finais do século XIX, a Serenata Futrica começou por ser uma forma de homenagear a Rainha Santa Isabel, enquanto serenata fluvial, realizando-se nas barcas serranas.
 
A tradição foi-se perdendo, sobretudo a partir de meados do século XX, provavelmente devido à decadência dos ranchos dos bairros (principais impulsionadores), à morte de alguns tocadores e cantadeiras emblemáticos e à demolição da alta da cidade.
 
De salientar que o grupo, Ecos de Coimbra, tocou pela primeira vez em público, a 17 de Junho de 1988 no Clube Farense e alterou a sua formação em 2013, tendo renovado o seu repertório, encontrando-se num processo de gravação de um CD com vários inéditos.