Sociedade

Escola de Vila Real de Santo António ganha prémio de investigação sobre "piercings" e tatuagens

 
O trabalho apresentado pelos alunos da Escola intitulou-se: “Tatuagens e piercings - alterações corporais na adolescência”.

 
Os alunos do Curso Profissional de Técnico de Receção da Escola Secundária c/3º Ciclo de Vila Real de Santo António foram premiados no conjunto dos 13 trabalhos realizados pelas 6 escolas do ensino básico (2º e 3º ciclos) e secundário que participaram no programa Nepso – A nossa escola pesquisa a sua opinião - promovido pela Fundação Vox Populi com o apoio do Ministério da Educação.
 
O objetivo do trabalho consistiu em avaliar o efeito da presença de piercings e tatuagens na empregabilidade dos jovens. Os alunos entrevistaram alunos, pais e empregadores para concluírem que é muito diferente a forma como cada grupo encara esta questão e que ela pode produzir efeitos na empregabilidade.
 
O professor Rui Tavares, um dos que orientou os jovens na pesquisa referiu que “O projeto NEPSO constitui uma experiência muito enriquecedora, pois alia a aprendizagem de um método estruturado de pesquisa com a “adrenalina” de obter novos conhecimentos em assuntos tão do agrado dos alunos. Um projeto de grande valor acrescentado para professores e alunos!”
 
De igual forma, Maria Augusto, uma das alunas que participou na pesquisa disse achou "incrível, desde o local, as refeições, o apreço com que nos acolheram, foi tudo tão bem organizado! Para além dos laços que criamos com outros participantes de lugares distintos do país, e do que aprendemos com os outros trabalhos. Uma experiência para repetir!”
 
Ao grupo vencedor foi atribuído um prémio de 1500 euros e oferecida uma viagem ao Brasil para a um professor e um aluno, para apresentarem o trabalho realizado num encontro internacional a realizar naquele país.
 
O que é a Fundação Vox Populi?
 
A Fundação Vox Populi foi instituída por Luís Queirós, o fundador da Marktest, com o propósito de promover o uso pedagógico dos estudos de opinião e estimular os jovens nas escolas a utilizar os instrumentos de recolha de opinião pública. A atividade e as iniciativas da Fundação são dadas a conhecer no sítio www.fvp.pt
 
O que é o Nepso?
 
O Nepso - Nossa Escola Pesquisa a sua Opinião - foi iniciado em 2010/2011. Em cada escola, professores e alunos escolhem um tema de âmbito local, nacional ou apenas atual e, com a ajuda e acompanhamento da Fundação ao longo do ano escolar, conduzem a investigação nas suas várias fases: investigar sobre o tema, definir os objetivos, definir o universo, desenhar a amostra, elaborar o questionário, recolher informação, tratar os dados e apresentar os resultados.