Sociedade

Escreva uma carta de despedida ao que já não quer para a sua vida

 
São cada vez mais os especialistas que apontam a escrita de uma carta de despedida como uma oportunidade para encerrar um ciclo de vida doloroso. Esta é uma técnica reconhecida pelos psicólogos como sendo muito eficaz porque nos permite fechar um capítulo de vida e dar oportunidade a algo novo.

 
Ao fazermos essa despedida por escrito, tomamos consciência daquilo que já nos afetou e que vai deixar de ter impacto sobre a nossa vida num futuro próximo.
 
Basicamente escreve-se essa carta dirigida a algo ou a alguém com quem se vive ou viveu um conflito, um trauma, uma situação dolorosa.
 
É como que “uma oportunidade” para dizermos tudo o que queremos ao outro, com a vantagem de que não termos uma resposta que nos devolva ou renove o conflito.
 
Escrevemos a carta, dizemos tudo o que pensamos e depois desfazemo-nos dela. Com esse gesto, o nosso cérebro incute a ideia de que aquele problema desapareceu da nossa vida, deixou de ser importante e passou a ser compreendido e aceite. Desta forma, cumprimos a tranquilidade que o nosso “eu” deseja, pois deixamos de ter sentimentos negativos e “aquela vontade de fazer mal ao outro porque nos fez sentir mal”.
 
Uma pessoa que, por exemplo sofre de obesidade porque a mãe lhe disse que “ela seria sempre gorda na sua vida”, ou que tem falta de autoestima porque alguém lhe fez um comentário depreciativo na infância, pode aproveitar esta técnica para se livrar do que a mãe lhe disse. Com a carta, deixa de se sentir condenada ao que lhe foi dito, ao mesmo tempo em que perdoa a pessoa que lhe disse aquilo.
 
Dá o fim que entender a essa carta, mas sabe que estará a colocar um ponto final naquilo que a inquietava. Pode ser ou não capaz de conviver com a mãe, mas foi capaz de retirar os sentimentos negativos que existiam dentro de si.
 
A carta funciona como um desabafo que surte muitos efeitos em todas as áreas de vida. É também muito utilizada em casos de dependências com álcool e drogas em que a pessoa escreve essa carta expressando o que tem sofrido com esse vício. Pode ler a carta em voz alta ou partilhá-la com alguém, como pode guardá-la para a reler sempre que tenha falta de força para combater o vício.
 
 A mesma técnica estende-se a um conflito familiar. Se escrever uma carta como se estivesse a dizer à pessoa o que sente e o que aconteceu, certamente que se vai sentir muito bem com esse desabafo.
 
Em caso de divórcio, a carta de despedida é uma importante mais valia para retirar os momentos que se querem apagar da relação e ser capaz de conviver de forma educada com o “ex”. É muito útil quando há filhos em comum ou quando se quer virar essa página para seguir em frente. Para iniciar uma nova relação sem os mesmos erros do passado, esta carta também ajuda muito, pois expressa-se aquilo em que se falhou, as culpas e tudo o que nos enche o peito e que precisa de se soltar para ficarmos disponíveis para uma nova fase.
 
A escrita assume um papel de extrema relevância porque nem sempre encontramos a pessoa certa para ouvir o nosso desabafo e, o peso dentro de nós é tão grande que está é uma boa forma de o libertar.
 
Pode utilizar a carta para se despedir de um conflito com um chefe, com um colega e com tudo o que o possa inquietar. Vai ver que os resultados são surpreendentes e que a sua vida ganha uma nova liberdade e alegria.
 
Quando se sentir preparado, escreva a sua carta de despedida e afaste-se daquilo que não quer para a sua vida!
 
Fátima Fernandes