Sociedade

Estudantes da Ualg com praxe solidária para ajudar animais abandonados

 
Numa altura em que muito se discute a Praxe Académica, os académicos (alunos de 3º ano) dos cursos de Biologia Marinha e Biologia da Universidade do Algarve decidiram proporcionar aos caloiros um fim de tarde diferente.

 
Deste modo os caloiros e os académicos conseguiram angariar donativos monetários que entregaram ao CIAA (Combate à Indiferença e Abandono Animal) e que se destina a ajudar a liquidar o custo de tratamentos veterinários de um animal resgatado na zona de Gambelas (Faro), perto de um dos polos da Universidade. 
 
Os voluntários do CIAA informaram os presentes do trabalho que desenvolve e como cada um pode ajudar este grupo a salvar mais animais. 
 
Os caloiros ficaram a perceber como funciona o sistema de FATs (Famílias de Acolhimento Temporário de animais), como podem ajudar animais em risco, a importância da esterilização e, principalmente, que todos juntos podem fazer a diferença.
 
O CIAA - Combate à Indiferença e Abandono Animal é um grupo informal de ajuda animal, surgiu em Setembro de 2012 e é actualmente constituído por 29 voluntárias.
 
O CIAA intervém nos concelhos de Loulé e Faro e a criação deste grupo teve como principal objectivo minimizar a dor do abandono e dos maus tratos, proporcionado uma melhoria das condições de vida dos animais abandonados e errantes. 
 
O CIAA resgatou, tratou e encaminhou para adopção responsável mais de 130 gatos e 140 cães (a maioria gatos e cães adultos), desde o início da sua actividade e tem neste momento mais de 60 animais a recuperar e ou a aguardar adopção. 
 
Este grupo atua também em colónias de rua, promovendo o controle das populações de animais errantes, esterilizando e desparasitando todos os seus indivíduos de forma a salvaguardar a saúde pública, o meio ambiente e controlar a taxa de natalidade desses animais.