Sociedade

Estudo integrado no plano Cultura 2020 apresentado em Loulé

 
A Câmara Municipal de Loulé assinala a 7 de outubro o Dia Nacional dos Castelos, com o objetivo de valorizar o património cultural local, como fator chave no desenvolvimento das comunidades.

 
Assim, o Museu Municipal de Loulé, através da iniciativa “Desculpe, como me chamo?”, realiza um encontro entre as gentes e o seu património, propondo um convite aberto à população de Loulé a dirigir-se à Alcaidaria do Castelo, às 15h00, para recordar os momentos das fotografias tiradas no estúdio do Padre Guerreiro. 
 
Pretende-se identificar os rostos das gentes de Loulé, para que os mesmos possam contar a sua história. 
 
Às 18h00, no mesmo local, é apresentado o estudo nacional “Património e Território” que integra um conjunto de estudos que fazem parte do Plano Cultura 2020. 
 
Trata-se de uma iniciativa do Secretário de Estado de Cultura, desenvolvida pelo Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais, com a coordenação dos professores João Pedro Bernardes, Luís Filipe Oliveira e Ricardo Moreira, da Universidade do Algarve. 
 
Este estudo analisa e avalia o estado do Património Nacional Classificado e permite reforçar a importância do património na formação das identidades específicas de cada país.
 
O Dia Nacional dos Castelos é uma efeméride instituída em 1984, com o propósito de promover atividades ao longo do país relativamente aos castelos, fortes e outros tipos de fortificações, considerando que estes são uma importante parte da história e refletem a forma como se vivia diariamente, como se organizava a sociedade ou como era a cultura da época.