Sociedade

Estudo:Obesos podem viver menos oito anos

 
Tendo por base um estudo, as pessoas com excesso de peso podem viver menos oito anos, e começar a ter doenças 19 anos mais cedo do que a média da população.

 
O estudo da revista médica “The Lancet”, adianta que, as pessoas obesas podem viver menos oito anos do que a esperança média de vida, por causa da doença e que há maior probabilidade de estas pessoas sofrerem de outras doenças 19 anos mais cedo do que a média. 
 
Os cientistas do Instituto de investigação do centro de saúde da Universidad McGill de Montreal, no Canadá, dirigido por Steven Glover, elaboraram um modelo informático da incidência de doenças segundo o peso, com dados retirados de um estudo sobre alimentação e saúde, realizado nos EUA.
 
Do trabalho realizado, retirou-se «a prova de que, a obesidade está associada a um risco mais elevado de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes que, em média, vão reduzir drasticamente a esperança de vida das pessoas e os seus anos de vida saudável».
 
De acordo com a mesma publicação, os cientistas calcularam o risco de contrair diabetes e doenças cardiovasculares em adultos com pesos diferentes e analisaram o efeito do peso a mais e da obesidade nos anos de vida perdidos e nos anos com saúde perdidos nos adultos dos EUA. 
 
O estudo foi levado a cabo com idades entre os 20 e os 79 anos, comparados com pessoas com peso normal.
 
A investigação revelou que as pessoas com peso a mais, correspondente a um índice de massa corporal (IMC) de 26, perdiam de zero a três anos de expetativa de vida, conforme a idade e o género.
 
As pessoas obesas (IMC de 30) perdiam entre um a seis anos, enquanto a muito obesas (IMC de 35) tinham as suas vidas reduzidas entre um e oito anos, comparado com pessoas com um IMC ajustado à sua altura e dimensões.
 
Considera-se que um IMC abaixo de 18,5 indica desnutrição ou algum problema de saúde, enquanto um acima de 25 revela peso a mais. Acima de 30 há obesidade leve e de 40 obesidade pesada.
 
Segundo o estudo, o efeito do peso a mais na perda dos anos de vida é maior entre os jovens com idades entre os 20 e os 29 anos, tendo ascendido mesmo a 19 anos em dois casos de obesidade extrema, diminuindo com a idade.
 
O excesso de peso reduz a esperança de vida, mas também os anos com vida saudável, definidos no estudo como os anos sem doenças associadas ao peso, como a diabetes de tipo 2 e as doenças cardiovasculares.
 
Para o grupo de investigadores, «O quadro está claro: quanto mais uma pessoa pesa e quanto mais jovem é, maior é o efeito na sua saúde, pois tem mais anos à frente em que os maiores riscos de saúde associados à obesidade podem ter um impacto negativo na sua vida».
 
Fátima Fernandes