Sociedade

Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar no Dia da Europa no Algarve

 
A Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar irá marcar presença nas comemorações do Dia da Europa, nos próximos dias 7 e 8 de maio, com o apoio da CCDR Algarve, através do Centro Europe Direct do Algarve, a decorrer no concelho de Portimão, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas da Bemposta.

 
“Dia da Europa Solidária” é o tema escolhido para as comemorações, que terão início no dia 7 de maio pelas 10h20, com a gravação de um vídeo da construção de uma moldura humana do lema: “Por uma UE Solidária” e da bandeira da União Europeia.
 
Participarão de cerca de 700 alunos do 2.º e 3.º ciclos da Bemposta e da EB 2,3 D. João II – Alvor. Um grupo de alunos do ensino integrado de música irá cantar o Hino da Europa com o Coro de Idosos do Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras. 
 
Pelas 14h30, decorrerá a Sessão Comemorativa do Dia da Europa “O Papel da Europa na manutenção da paz” com a presença Eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar, representantes político-partidários e da sociedade civil. 
 
Esta sessão estará aberta a toda a comunidade educativa. O Agrupamento, o Rotary Club e a organização intermediária M.A.E. apresentarão projetos solidários em curso. 
 
As turmas de artes deste Agrupamento começam a sessão com a performance “a Europa e a Paz”, apoiada pelo Espaço Europa da Representação da Comissão Europeia em Lisboa.
 
Simultaneamente às comemorações do Dia da Europa em Portimão, decorrerá na baixa da cidade de Faro o Concurso de Montras da Europa, que terá lugar entre os dias 4 a 9 de Maio, iniciativa do Centro Europe Direct e organizado pela ACRAL.
 
O Dia da Europa assinala-se desde 1985 no dia 9 de maio, por decisão dos chefes de Estado e de Governo europeus, em memória da data em que foi preferida a Declaração Schuman. 
 
No dia 9 de Maio comemora-se a paz e a unidade no continente europeu e promovem-se atividades que aproximam a Europa dos cidadãos e os povos europeus entre si.