Sociedade

Exposição do Cão do Barrocal algarvio em Faro

 
Decorre no próximo dia 31 de agosto, entre 10h00 e as 21h00 uma exposição do Cão do Barrocal algarvio, no Parque de Lazer das Figuras (junto ao Fórum Algarve) em Faro.

 
O Barrocal, estreita faixa entre o Litoral e a Serra, foi o habitat onde a Associação de Criadores do Cão do Barrocal algarvio “resgatou” este animal do anonimato. 
 
Ao longo de muitas gerações, este cão foi desenvolvendo características próprias, que permitiram que fosse utilizado como cão de caça e de guarda. Era conhecido como “lanudo”, “felpudo”, “fraldado”, “desfraldado” ou “abandeirado/embadeirado” por ter a cauda em forma de bandeira. 
 
Devido ao excesso de designações, a Associação decidiu que Cão do Barrocal Algarvio seria a mais indicada.
 
A Associação refere que o Cão do Barrocal Algarvio encontra-se em processo de reconhecimento enquanto raça portuguesa, processo que está a ser acompanhado pela Direção Geral de Veterinária e Clube Português de Canicultura.
 
Há quinze anos, o número de animais desta espécie era muito baixo, neste momento, fruto de um trabalho de campo orientado pela Associação de Criadores do Cão do Barrocal algarvio, calcula-se que o número de exemplares já terá ultrapassado os mil e quinhentos.