Sociedade

Exposição fotográfica no Hospital de Portimão aborda importância da amamentação

 
No âmbito da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que se assinala entre 3 e 9 de Outubro, o Departamento da Mulher, Criança e Adolescente da unidade de Portimão promove uma exposição fotográfica alusiva à temática da amamentação.

 
As fotografias podem ser vistas a partir de 4 de outubro no hall do 2º piso.
 
Realizada e oferecida por três fotógrafos profissionais, com estúdios na cidade de Portimão, a exposição tem como objetivo sensibilizar a população para a importância do aleitamento materno, captando através da arte fotográfica a cumplicidade entre as mães e os bebés no momento da amamentação.
 
Acreditada desde 2008 por duas entidades internacionais - UNICEF e OMS - como «Hospital Amigo dos Bebés», a Unidade Hospitalar de Portimão do CHAlgarve voltou a ver revalidada, pela terceira vez consecutiva, a acreditação emitida por estes dois organismos, sendo também a 3ª unidade a nível nacional a receber esta distinção.
 
As comemorações mundiais deste ano têm como principal finalidade destacar a importância do aleitamento materno e a sua contribuição para atingir os objectivos de desenvolvimento sustentável bem como destacar os progressos levados a cabo neste sentido. 
 
É também objectivo da campanha mundial estimular o interesse dos jovens de ambos os sexos para a relevância do aleitamento materno no mundo de hoje.
 
Em Setembro de 2000, os 189 estados membros das Nações Unidas assinaram a “Declaração do Milénio”, na qual eram definidos compromissos e metas que cumpridos até ao prazo estipulado (2015), deverão contribuir para a melhoria do destino da Humanidade. De entre os 8 objectivos de desenvolvimento definidos, destaque no âmbito da saúde materno-infantil, os pontos 4 e 5, nomeadamente, a redução da mortalidade infantil e a melhoria da saúde materna.