Sociedade

Exposição internacional “My Fuksuhima “ no Mercado Municipal de Faro

 
Será inaugurada no dia 6 de Outubro, pelas 10 horas, no Mercado Municipal de Faro, o evento internacional de Arte denominado “Minha Fukushima”.

 
Os eventos “My Fuksuhima “ foram criados em 2011 pelos artistas holandeses Ed Hanssen e Fred van Welie, que sensibilizados pelo terramoto e tsunami que causaram uma tragédia humana e ambiental de dimensões incalculáveis em toda a Ásia e que abalou a costa leste do Japão, obrigando à evacuação de milhares de pessoas, narrada no livro homónomo do poeta Taro Aizu, tiveram a ideia de propor aos artistas do norte da Europa, criarem obras de arte inspirados pelos poemas Gogyoshi, de cinco versos,  e Haibun, de três versos que constam nessa publicação.
 
Recorde-se que o derrame radioativo das centrais nucleares bastante danificadas tornou inabitáveis vastas regiões do Japão e tem vindo a espalhar-se por todo o Oceano Pacífico, tendo mesmo atingido a costa leste do continente americano e a costa da Oceania, contaminado a cadeia alimentar assim como o meio ambiente.
    
Desde então, foram já realizadas 5 exposições na Holanda, uma no Brasil e outra na Alemanha, sendo agora a vez de Faro acolher esta iniciativa.  
    
Esta iniciativa da associação Peace and Art Society-PAS, Portugal, em parceria com a Gogysohi Art Project-GAP, Holanda e a Artnations, Alemanha, tem a participação de 110 artistas nacionais e internacionais de países.
 
Os trabalhos estarão espalhados por todo o Mercado Municipal e variam entre pintura, escultura, fotografia, instalações e gravura em madeira, sendo que só com o empenhamento e dedicação total dos membros da PAS residentes no Algarve, apoiados por Ed Hanssen, Fred van Welie, Lusine Breitscheidel e pelos artistas internacionais, tornou possível a concretização deste evento, colocando a cidade de Faro na rota da arte mundial. 
 
Para além da exposição no Mercado Municipal, que contará na cerimónia de abertura com a presença de Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, do Vice presidente e vereador da Cultura, Paulo Santos e da Arq. Teresa Correia, vereadora do Urbanismo, será também realizada uma conferência internacional sobre a temática do evento, na Universidade do Algarve, Campus das Gambelas, no dia 6 de Outubro, pelas 15 horas, que contará com a presença de Taro Aizu.
 
A exposição estará patente até 31 de Outubro.