Sociedade

Facebook: a verdadeira intenção da moda: “Desafio aceite”

 
A intenção é positiva e seria carregada de inocência se não houvesse quem se aproveitasse desses valores.

 
A nova moda que está a circular na rede social Facebook a sugerir que se publique uma foto a preto e branco, “não é mais que uma manobra de malfeitores que se aproveitam da solidariedade alheia”, alerta a Associação de Internautas espanhola.
 
O Facebook é palco de muitas tendências momentâneas, com as cadeias de publicações e de amigos que se identificam uns aos outros a serem as mais populares. Uma das mais recentes e que está atualmente a circular é conhecida como ‘Desafio Aceite’.
 
Explica o jornal ABC, de Espanha, que esta cadeia de publicações consiste na publicação de uma fotografia a preto e branco, sendo que assim que alguém ‘gosta’ da fotografia o utilizador que a publicou deve colocar a mensagem a incentivar que quem gostou publique uma fotografia sua a preto e branco, numa corrente que se pretende ser contra o cancro. Pode parecer inofensivo mas saiba que pode também ser um esquema, algo que existe em grandes volumes no Facebook.
 
De acordo com a mesma publicação, “o objetivo desta petição de reenvio é captar direções de IP, criar bases de dados, realizar posteriormente campanhas de spam ou simplesmente difundir o máximo de informação falsa possível”.
 
 A Associação de Interntautas de Espanha alerta os utilizadores da rede social para evitarem entrar nestes esquemas aparentemente inofensivos, mas que na generalidade dos casos, constitui uma forma de captação para posterior utilização de dados.