Sociedade

Famílias Louletanas vão receber em casa famílias de imigrantes para convívio

Loulé é uma das cidades que se associa à iniciativa transnacional “Família do Lado”, que decorre no próximo dia 23 de novembro, pelas 13h00, em Portugal, Espanha e República Checa, com o objetivo de fomentar a integração social dos imigrantes.

 
Para isso, uma família aceita acolher em sua casa uma família que não conheça, constituindo-se pares de famílias (uma imigrante e outra autóctone) para a realização de um almoço-convívio típico da cultura da família anfitriã, como forma de acolhimento do “Outro”.
 
Os encontros decorrem, obrigatoriamente, no mesmo dia e à mesma hora, em todo o território nacional, e em todos os países que se associam à realização desta iniciativa.
 
As famílias poderão participar na qualidade de Famílias Visitantes, Anfitriãs ou ambos os papéis. Os interessados poderão inscrever-se no site da Câmara Municipal de Loulé (www.cm-loule.pt).
 
Refira-se que nas duas edições anteriores foram realizados 155 encontros onde estiveram presentes 369 famílias (207 famílias imigrantes e 162 autóctones), num total de 1113 participantes e 145 voluntários. A “Família do Lado” já reuniu participantes de 44 países diferentes. Esta iniciativa já decorreu em 8 países simultaneamente, sendo que Portugal foi o país com maior número de encontros e famílias participantes.