Cultura

Faro assinala 23º aniversário da biblioteca municipal com programa alargado

Biblioteca Municipal de Faro (Facebook)
Biblioteca Municipal de Faro (Facebook)  
Num ano em que se celebra o centenário do seu patrono, a Biblioteca Municipal António Ramos Rosa celebra esta terça-feira, o seu 23.º aniversário, data que coincide com o Dia Mundial do Livro.

O dia vai ser assinalado com um conjunto de iniciativas, que terão início, pela manhã, com a inauguração do novo projeto “Ler faz bem e dá saúde”, numa parceria da Biblioteca Municipal de Faro com a Unidade de Saúde Familiar Farol (USF). Através desta iniciativa, será criado um espaço convidativo à leitura na sala de espera da USF Farol, onde a ideia é potenciar o interesse pelo livro e consolidar hábitos de leitura.
 
A partir das 14h30, a Biblioteca Municipal recebe o espetáculo “A minha solidão devia ter asas”, uma peça multidisciplinar dirigida a alunos do ensino secundário e público em geral que cruza o teatro e promove a leitura. Este espetáculo, da autoria da atriz Cristina Paiva e do encenador Fernando Ladeira, da Andante – Associação Artística, será um momento para ouvir falar de poesia, de literatura e de democracia, jogar com a verdade e com a mentira, brincar com a vida, com a  morte e com o futuro.
 
A partir das 16h00, terá lugar a apresentação do programa das comemorações do centenário do Poeta António Ramos Rosa, onde vão estar presentes, para além dos responsáveis municipais, o curador das comemorações, António Carlos Cortez, e José Manuel Mendes, presidente da APE Associação Portuguesa de Escritores.
 
Nota da autarquia de Faro, adianta que, a programação termina com um espetáculo musical a cargo da Feel Good Band, banda que vai proporcionar a partir das 21h30 na Biblioteca Municipal um concerto em que vão predominar os sons do jazz, através de ritmos africanos, latinos, funk e do jazz clássico.
 
Todas as sessões são de entrada livre.