Sociedade

Faro e Albufeira aderem à Hora do Planeta

 
Às 20h30, do próximo sábado, 28 de março, os monumentos mais emblemáticos de todo o mundo vão mergulhar na escuridão pela “Hora do Planeta 2015.

 
Durante uma hora, luzes de casas particulares, empresas e organizações são desligadas num gesto simbólico, que se espera vir a criar consciência ecológica, para garantir o futuro do planeta.
 
Este ano, Albufeira volta a associar-se à iniciativa, desligando as luzes dos edifícios da Câmara Municipal, Biblioteca Municipal,
Galeria Municipal, Igreja Matriz, Igreja de Sant’Ana e Torre do Relógio.
 
Em Faro, as luzes irão desligar-se no Largo da Sé, no Jardim Manuel Bivar, no Arco da Vila, no Edifício do Paço do Concelho e no Edifício do Governo Civil.
 
No âmbito da evolução desta campanha e do conceito “Para além da Hora e Eu faço se tu Fizeres”, o Município de Faro lembra que instalou relógios astronómicos em cerca de 100 postes de transformação do concelho, por forma a regular o período em que as lâmpadas estão acesas e consequentemente reduzir a energia na rede de iluminação pública.
 
A “Hora do Planeta” começou por ser um gesto simbólico único de uma só cidade, Sidney (Austrália), em 2007. 
 
Esta campanha ecológica pretendia ser uma chamada de atenção para as consequências das alterações climáticas e consciencializar, desde o cidadão comum às empresas, para a necessidade de ajudar o Planeta na sua regeneração, conservação e preservação.
 
Nos últimos oito anos, a “Hora do Planeta” tem crescido e é hoje reconhecida como a maior campanha ambiental do mundo, mobilizando milhares de milhões de pessoas em mais de 7 mil cidades e vilas em 162 países e territórios.
 
Este ano, pela primeira vez, um dos projetos que a plataforma internacional de crowdfunding da “Hora do Planeta” recomenda para doações e apoio é o projeto da WWF em Portugal “Save Corks, Cats & Our Climate” sobre a conservação dos montados e os serviços deste ecossistema, habitat natural de espécies emblemáticas como o lince ibérico e que funcionam como barreira contra as alterações climáticas e desertificação. Ao visitar o link earthhour.org/crowdfunding, os cidadãos de todo o mundo têm a oportunidade de doar e apoiar um projeto português, a biodiversidade e o trabalho da organização no país.
 
Para mais informações aceda a www.wwf.pt