Sociedade

FARO: Granada era de instrução militar

 
O susto foi grande, tal como o aparato que cercou a baixa de Faro. Tudo porque esta tarde foi localizado um engenho explosivo perto da EVA, numa zona de muita circulação automóvel na capital algarvia.

 
O explosivo foi colocado num passeio, o que obrigou a PSP a isolar a área esta tarde.
 
A granada foi encontrada no passeio da Avenida da República, junto ao terminal rodoviário. A PSP foi chamada ao local e durante a tarde a zona foi isolada e o acesso vedado.
 
O alerta foi dado às 16h30 e as autoridades logo fizeram um perímetro de segurança. A equipa especializada em minas e armadilhas foi chamada para inativar o explosivo, mas logo se percebeu que se tratava de uma granada de instrução.
 
Este tipo de granada, segundo avançou fonte da PSP de Faro, é usada em exercícios das forças armadas e outras forças de segurança e não oferece grande perigo, "só faz barulho". 
 
Segundo a mesma fonte, a granada estava sem a cavilha, o que indica que já havia sido utilizada.
 
As autoridades removeram o explosivo do local e às 19h00 a normalidade regressou à avenida. As forças policiais vão proceder à destruição do engenho em breve, tendo sido aberta uma investigação para apurar a sua proveniência.