Sociedade

Faro lança campanha de esterilização e controlo de animais errantes

 
Numa colaboração entre a Câmara Municipal de Faro e a Associação Animais de Rua (AdR), está em marcha a segunda fase do projeto de esterilização, tratamento e estudo genético e comportamental de animais errantes no concelho de Faro.

 
As ações estão a decorrer até ao dia 1 de Novembro incidindo sobre os núcleos errantes da Península do Ancão (Praia de Faro), zona problemática onde, em apenas dois dias foram, já esterilizados 50 felinos.
 
Durante as duas semanas do projeto, a Associação Animais de Rua mobiliza para o terreno 15 técnicos especialistas e veterinários que procedem à captura, esterilização e tratamento dos animais, já identificados na operação de cadastro efetuada por esta mesma equipa durante o ano pasado.
 
Segundo nota de imprensa da câmara de Faro, "a campanha poderá igualmente incidir sobre os animais com dono, também eles potencial foco de disseminação de parasitas, sem custos para os proprietários". 
 
Inédito em Faro, este entendimento com a Animais de Rua faz parte de um projeto mais alargado, que conta com o apoio da organização internacional não-governamental Dog’s Trust e da Universidade Lusófona. 
 
Destaque para a colaboração da Junta de Freguesia do Montenegro e os apoios prestados pelo Grupo Folclórico de Faro e Associação de Utentes e Amigos do Parque de Campismo de Faro. 
 
O objetivo é alargar as áreas de atuação do projeto a todas as zonas do concelho.
 
Os resultados das operações serão apresentados no final do projeto, em data e hora a anunciar, com a participação do Presidente da Câmara Municipal, Rogério Bacalhau, a Presidente da Direção Nacional da AdR, Maria Pinto Teixeira, e dos representantes das demais entidades envolvidas.