siga-nos | seja fã
PUB
 

Ricardo Encarnação

Ricardo Encarnação
Imprimir Partilhar por email
22-03-2014 - 15:07
Um rosto bem conhecido da noite farense, Ricardo Encarnação é uma figura que merece o nosso destaque pelo trabalho que tem levado a cabo na sua área e pelos muitos jovens que com ele têm contactado na formação profissional e enriquecido conhecimentos.
 
Natural de Faro, Ricardo Encarnação é formador de Barman’s, tendo o seu percurso sido pautado pela formação na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve.
 
É proprietário do Varandas Bar desde 2004 e, é nesta condição que tem tido oportunidade de aprofundar conhecimentos, já que, em seu entender, “a formação é importante para servir bem e para saber o que se serve. Depois é fundamental criar uma relação com o cliente; saber quais as suas preferências e melhorar”.
 
Ao longo do seu percurso já foi gerente da Casa do Castelo em Albufeira e, inaugurou o Bar Património em Faro.
 
Corajosamente enfrentou o desafio de abrir um bar por conta própria, consciente de que teria de inovar e atrair o seu público.
 
Neste sentido, Ricardo Encarnação que oferece aos seus clientes uma das melhores sangrias do Algarve, reconhece a dificuldade de abrir e de manter uma casa aberta, isto porque “abrir é fácil, o complicado é manter, e ter o cliente satisfeito, permitindo que se sinta bem no nosso espaço; que traga os seus amigos e que estejam no ambiente familiar”.
 
Com a muita experiência adquirida ao longo de muitos anos em contacto com a noite, Ricardo Encarnação sabe muito bem a importância de ter um bom Staff e conciliar o atendimento com a qualidade e a simpatia, é por isso que reforça que, “não é tarefa fácil ser proprietário de um Bar quando não se tem colaboradores à altura do que se pretende, nem sempre se consegue essa conjugação”.
 
Relativamente à sangria que é um cartão de visita do Varandas Bar, mais uma vez é o conhecimento que suporta esse estatuto, isto porque, “agarrei na base da sangria da escola hoteleira e fiz algumas alterações, como por exemplo, substituí o vinho tinto pelo espumante e, a verdade é que os clientes apreciam e convidam os seus amigos para experimentar”.
 
Para Ricardo Encarnação, “não existem segredos na minha sangria, pois até a faço à frente dos clientes, mas provavelmente é a minha mão que acarreta o segredo das quantidades de bebida que lá lhe coloco!”
 
Amante das duas rodas, sem excluir a paixão pela bicicleta, Ricardo Encarnação, diz não ter muito tempo para desfrutar dos seus hobbies, ainda assim, “sempre que tenho oportunidade, adoro dar um passeio de moto ou de bicicleta”.
 
Sempre com boa disposição e um sorriso para receber os seus clientes, o proprietário do Varandas Bar assume que o lema da sua casa é: “promover um ambiente agradável, onde exista boa música, onde seja possível sentar os amigos na mesma mesa e desfrutar de uma boa bebida”.
 
Com três espaços distintos, o Varandas Bar é um reflexo do bom gosto de quem o gere, mas também a garantia de que, farenses, algarvios em geral e clientes de outras zonas do país, regressam sempre que têm uma oportunidade, o que para mim é gratificante”.
 
Ricardo Encarnação deixou a promessa no décimo aniversário do Varandas Bar “é importante inovar e dar sempre algo novo que surpreenda o cliente, por isso, apresenta uma nova carta; com mais oferta de bebidas, incluindo novos cocktails. Certamente que é um convite para uma visita ao seu espaço da noite em Faro”!
 
Optimista quanto ao futuro da noite farense, “uma vez que, a capital do Algarve continua a ser um ponto de encontro muito importante, sobretudo no Inverno”, Ricardo Encarnação sublinha que existem muitos espaços em Faro, mas que cada um tem o seu lugar e o seu estilo, salientando que, “até poderiam haver mais se oferecessem algo novo e capaz de surpreender, pois há lugar para todos”.
 
Enaltecendo a importância da formação como um ponto a favor de quem pretende seguir o seu exemplo, o proprietário do Varandas Bar considera essencial o conhecimento para dar uma melhor resposta ao cliente que é cada vez mais exigente.
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Jorge Tavares



-

Russel M. Santos



-

Grupo de Charolas União Bordeirense



-

Anabela Afonso (Stª Bárbara de Nexe)



-

Francisco Rosado



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Algarve vê novo hospital por um "canudo"

Algarve vê novo hospital por um "canudo"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Farense é a única equipa algarvia na Taça de Portugal

Farense é a única equipa algarvia na Taça de Portugal

ver mais
 
São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

ver mais
 
“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio