Sociedade

FARO:Escola Básica 2,3 de Montenegro vence concurso escolar da Algar

 
A 5ª Edição do concurso escolar “Vamos dar Vida aos Resíduos”, relativo ao ano letivo de 2016/2017, promovido pelo Sistema Multimunicipal da Algar, S.A, empresa responsável pela valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos no Algarve, chegou ao fim e já tem vencedor, a Escola Básica 2,3 do Montenegro, concelho de Faro.

 
O concurso contou com a adesão de 48 escolas abrangendo uma população de 23 mil alunos, alunos que durante conco meses participaram em ações de sensibilização, fiscalizaram resíduos produzidos na escola e elaboraram planos para garantir a sua correta gestão.
 
Brigadas da reciclagem verificaram se os resíduos desde a sua produção até ao destino final recebiam o tratamento adequado tendo em conta as suas diferentes características. 
 
O resultado do trabalho final registou, segundo a Algar, um volume de 128 717 kg de resíduos recicláveis corretamente encaminhados para valorização.
 
Também as áreas residenciais circundantes às escolas foram envolvidas neste processo, aderindo às campanhas de sensibilização promovidas pelos alunos com a colaboração da Algar para a recolha dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE).
 
Para incentivo à participação dos alunos neste concurso, a Algar disponibilizou cerca de 650 equipamentos, nomeadamente: Ecobags, para as embalagens de papel/cartão, vidro e plástico/metal; contentores para os REEE e Pilhões para a deposição de pilhas e acumuladores. 
 
A Escola Básica 2,3 do Montenegro que já tinha sido vencedora deste concurso em 2014, apresentou nesta edição o melhor resultado no “Ranking de Resíduos Recicláveis Recolhidos” com um total de 10 850 kg de resíduos, tendo recebido um computador de última geração como reconhecimento pelo mérito alcançado, destaca a Algar em comunicado.
 
A empresa sorteou ainda um Tablet entre os alunos que fizeram parte da equipa “Brigada da Reciclagem”, mentores de várias campanhas de sensibilização realizadas dentro e fora da escola. Todos os participantes receberam Ecobags, para que nas suas casas possam também prossiguir o desempenho da separação das embalagens recicláveis realizado ao longo de todo o ano letivo na escola.
 
O professor Rui Moreira que acompanhou a implementação dos projetos na EB 2,3 do Montenegro, considera que «o concurso tem contribuído para que a escola, cada vez mais, se empenhe em melhorar o seu desempenho ambiental, assim como sensibilizar e mobilizar toda a comunidade para atingir os objetivos deste projeto que é de todos, como se pode ver nos resultados obtidos ao longo dos últimos anos!».
 
 A Algar quer continuar a promover este género de iniciativas, pelo que se prevê que exista uma 6ª Edição do concurso no ano letivo 2017/2018, com mais novidades.
 
«O objetivo será continuar a passar a mensagem de que as boas práticas ambientais desenvolvidas poderão trazer inúmeros benefícios no que respeita à qualidade de vida, não só do espaço escolar mas também de toda a comunidade e contribuir para a formação pessoal destes futuros cidadãos» diz Miguel Ferreira, Diretor Geral da Algar.
 
Algarve Primeiro