Política

FARO:Grupo Parlamentar do PCP questionou Ministro sobre Extensão de Saúde da Culatra

 
O Grupo Parlamentar do PCP, diz em comunicado que no passado, esta extensão de saúde chegou a funcionar dois dias por semana, numa altura em que a população residente era sensivelmente a mesma de hoje.

 
No entanto, esta Extensão de Saúde do concelho de Faro, funciona apenas algumas horas por semana, na terça-feira de manhã. Tendo em conta que esta unidade de saúde serve cerca de 400 famílias, justificava-se um horário de funcionamento mais alargado, permitindo um melhor atendimento dos utentes, defende o mesmo Grupo Parlamentar.
 
Em junho de 2016, o Grupo Parlamentar do PCP dirigiu ao Ministério da Saúde uma pergunta sobre os problemas no Centro de Saúde de Faro, que integra a Extensão de Saúde da Culatra. Na sua resposta, o Governo, reconhecendo "a crónica carência de médicos" no Algarve, informou estar a adotar "todas as medidas para debelar a carência de médicos de família e garantir a prestação de cuidados de saúde de proximidade a um número cada vez maior de cidadãos".
 
De acordo com informação recolhida pelo Grupo Parlamentar do PCP numa recente reunião com a Associação de Moradores da Ilha da Culatra, a Extensão de Saúde esteve encerrada durante dois meses, tendo reaberto na passada terça-feira, dia 9 de maio, um encerramento que privou, temporariamente, as populações da Ilha da Culatra de cuidados de saúde primários de proximidade.
 
Deste modo o deputado Paulo Sá, eleito pelo Algarve, questionou o Ministro da Saúde, sobre que motivo esteve a Extensão de Saúde da Culatra encerrada durante dois meses e que medidas foram ou serão tomadas pelo Governo para garantir que a situação não volte a repetir-se, dadas as caraterísticas especiais dos núcleos populacionais servidos por esta unidade de saúde – situados numa ilha com poucas ligações diárias, por barco, a Olhão – se reconhece o Governo que a melhoria dos cuidados de saúde primários de proximidade exige o alargamento do horário de funcionamento desta Extensão de Saúde para pelo menos dois dias por semana.
 
Algarve Primeiro