Sociedade

FARO:Marinhas de Portugal e Espanha treinam inativação de explosivos na Culatra

 
O exercício internacional de inativação de engenhos explosivos "Magre Portugal 2016", organizado pela primeira vez pela Marinha Portuguesa, está a decorrer entre 17 e 21 de outubro na Ilha da Culatra, concelho de Faro, com a participação de cerca de 100 militares portugueses e espanhóis, num treino conjunto que visa testar as capacidades e interoperabilidade entre as forças de ambos os países.

 
Segundo nota da Marinha Portuguesa, as anteriores edições foram realizadas, alternadamente, sob a égide da Armada Espanhola e da Marinha Norte-americana, sendo conduzidos nas áreas de exercícios dos portos de Cartagena e de Rota, respetivamente, tendo os Destacamentos de Mergulhadores Sapadores portugueses participado em diversas edições.
 
Sendo a inativação de engenhos explosivos uma atividade multidisciplinar, o exercício 16 envolve unidades de diversas valências, tendo como principal objetivo o treino de inativação de engenhos convencionais e improvisados, em ambiente marítimo, abrangendo uma área de operações desde os 20 metros de profundidade até à linha de praia.
 
O exercício contou, na sua fase inicial, com o emprego de Veículos Submarinos Autónomos, equipamentos dotados de uma panóplia de sensores de última geração com capacidade para efetuar buscas submarinas em grandes áreas.
 
O exercício contou ainda com a participação de um helicóptero da Força Aérea Portuguesa que, em apoio às unidades de mergulhadores.
 
Algarve Primeiro