Economia

FARO:Ministra do Mar é “madrinha” da pradaria marinha da Culatra e lança projeto “Por um Mar sem Lixo “

 
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino preside hoje ao ato de assinatura do contrato para adoção de pradaria marinha da Culatra, entre o Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve e Associação de Moradores da Ilha da Culatra.

 
A convite desta Associação a Ministra do Mar será a “madrinha” da pradaria marinha do Recovo/Ilha da Culatra. 
 
Segundo revela comunicado do Gabinete de Ana Paula Vitorino, as pradarias marinhas são importantes por várias razões: libertam oxigénio e fixam dióxido de carbono, estabilizam e fixam o sedimento, ou seja, estabilizam a dinâmica costeira e são extraordinariamente importantes para a biodiversidade marinha. 
 
Neste caso em particular revestem-se de grande importância para os recursos pesqueiros porque providenciam a maternidade, o abrigo, o alimento a inúmeras espécies comerciais, como o choco, o polvo, a amêijoa, o sargo e salmonete, importantes para a comunidade piscatória da Ilha Culatra.
 
O mesmo comunicado explica que esta pradaria do Recovo já esteve praticamente desaparecida, porque a zona servia de fundeadouro a inúmeras embarcações, uma das causas principais de declínio das pradarias, já que os ferros destroem os fundos e partem as plantas, pelo que "uma vez removidas as embarcações estão criadas condições para a sua recuperação".
 
Será igualmente lançada a iniciativa “A Pesca por um Mar sem Lixo”, um projeto promovido pela Docapesca em parceria com os pescadores da comunidade da Culatra, a Associação de Moradores, a Câmara Municipal de Faro, a FAGAR e Associação Portuguesa do Lixo Marinho.
 
O objetivo do projeto é a redução dos resíduos no mar através de adoção de boas práticas ambientais por parte dos pescadores, contribuindo também para dar um destino ambientalmente correto aos resíduos recolhidos no mar, privilegiando a sua reciclagem e valorização.
 
Esta iniciativa teve um projeto piloto no Porto de Pesca de Peniche em 2016 que envolveu 8 entidades, 3 organizações de produtores, 66 embarcações e 419 pescadores tendo permitido recolher 152 mil litros de plásticos e 195 mil litros de resíduos indiferenciados.  
 
A cerimónia terá lugar às 20h00, na Culatra, onde também se comemora o Dia da Ilha.