Sociedade

FARO:Novo Posto de Turismo e Centro Interpretativo do Arco da Vila abriram com "nova" vista sobre a cidade

 
 
 
 
Depois de um período de obras, foi inaugurado hoje, o novo posto de Turismo de Faro e apresentado um outro espaço importante para a cultura e para o turismo da cidade, o Centro Interpretativo do Arco da Vila, situados exatamente no mesmo edifício, e que agora se juntaram para apresentar um pouco mais do concelho.

 
Na ocasião estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, o Presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, o Presidente da CCDR Algarve, David Santos entre muitos convidados que quiseram marcar presença.
 
De assinalar, as melhores condições de atendimento com que o Posto de Turismo, que mais procura recebe no Algarve, foi dotado. 
 
Já o Centro Interpretativo do Arco da Vila que será gerido pela AmbiFaro, começa agora a ser um importante cartão de visita do património do concelho e que servirá, não só como uma apresentação dos pontos de interesse, mas também como um despertar para o que de interessante se pode descobrir numa visita ao núcleo histórico. 
 
Aqui conta-se um pouco da história da cidade desde as suas origens até à construção do Arco da Vila, passando pelo terramoto de 1755 e outras curiosidades, além da vista privilegiada que proporciona para a Ria Formosa e Cidade Velha.
 
O investimento total do projeto está orçado em 112.772,82 euros, sendo que 48.793 euros foram canalizados para o Centro Interpretativo do Arco da Vila e 63.979 euros para o Posto de Turismo. 
 
Esta data marcou a conclusão de uma forte aposta na requalificação urbana da zona histórica da cidade que rondou o meio milhão de euros co-financiadas pelo PO Algarve 21. 
 
Neste conjunto de intervenções há a destacar a intervenção na requalificação das muralhas de Faro, as telas de ensombramento nas artérias pedonais, conservação do Arco da Vila, requalificação da Rua da Misericórdia e repavimentação do troço nascente, conservação do Museu Municipal e conservação da cerca do Antigo Convento da Nossa Senhora da Assunção.