Sociedade

FARO:Passados treze anos, Largo das Mouras Velhas está requalificado

 
 
 
 
 
Foi inaugurada a obra de requalificação do Largo das Mouras Velhas, em Faro, um projeto que passou por avanços e paragens, e que hoje viu finalmente a sua inauguração oficial.

 
Ao Algarve Primeiro, o autarca farense Rogério Bacalhau, salientou que desde 2003 "que praticamente o largo ficou abandonado, depois em 2007/2008, foram feitas algumas escavações, ficando a obra por concluir, na medida é que nós também não tínhamos capacidade de intervir porque havia um compromisso entre a autarquia e a empresa CPE (empresa de parques de estacionamento), e que apesar de ser um espaço municipal não havia possibilidade de se fazer este tipo de intervenção".
 
Recorde-se que em novembro de 2015, a Câmara Municipal de Faro e depois de um longo impasse, desbloqueou a operação de requalificação urbanística do Largo das Mouras Velhas.
 
A intervenção, que ficou a cargo do consórcio CPE/Teixeira Duarte, resultou das contrapartidas asseguradas pela autarquia aquando do contrato de concessão firmado com o consórcio CPE/Teixeira Duarte em 2003, com o arranjo estético e repavimentação do piso, a criação de uma bolsa de estacionamento gratuito, num investimento de cerca de 309 mil euros. 
 
Em 2015 a nova vida do largo das Mouras Velhas resultou da redução do objecto do contrato de concessão firmado com o consórcio, que previa a construção e exploração de dois parques públicos de estacionamento subterrâneo, na Pontinha (actualmente em funcionamento e explorado pela CPE/Teixeira Duarte) e no Largo das Mouras Velhas – este nunca executado, por se considerar inviável económica e financeiramente. 
 
Com esta alteração do contrato, que não onerou o Município, ficou resolvido um impasse, que durava há mais de 13 anos. 
 
Rogério Bacalhau, mostrou-se satisfeito com a inauguração da obra, que para além do referido Largo, estendeu-se pela Rua de Portugal, com incidência na zona adjacente ao Teatro Lethes incluindo a área pedonal circundante da Unidade de Saúde Familiar Ria Formosa. 
 
Ao nosso jornal aquele responsável, disse "que hoje deu-se mais um passo com o objetivo de requalificar a baixa da cidade, e os espaços públicos de forma a tentar juntar a centralidade da baixa com a centralidade que é o Mercado".
 
Nesta matéria o autarca focou que já foram lançados esta semana, projetos de requalificação no valor de meio milhão de euros, com a saída do Plano de Reequilíbrio Financeiro, estão previstos mais 5 a 6 milhões de euros de investimento, para desenvolver por todo o concelho.
 
A requalificação da principal entrada de Faro, junto ao Forum, já teve "luz verde" do Tribunal de Contas, pelo que o autarca assegurou que nesta fase "estamos a acertar com a empresa a melhor forma de planear a intervenção e com o menos incómodo possível para os automobilistas, pelo que uma ideia passa por concretizar a obra durante a noite".
 
A outra entrada de Faro pela Avenida Cidade Hayward também será requalificada, falta agora a aprovação em reunião de Câmara, para que a obra possa avançar, clarificou o autarca.
 
Algarve Primeiro