Sociedade

Faro:Projeto "Corpo Restrito" joalharia contemporânea de autor com apresentação no Teatro das Figuras

 
No próximo dia 3 de outubro, às 21h30, terá lugar no Teatro das Figuras, em Faro, a apresentação formal a convidados, artistas e imprensa do projeto ‘Corpo Restrito – Evento de Joalharia Contemporânea de Autor’.

 
Um projeto artístico concebido pelo Mestre Joalheiro Filomeno Pereira de Sousa que coloca em diálogo a joalharia contemporânea de autor e a fotografia. 
 
Do projeto resultará uma exposição que irá circular por um conjunto de locais da região, estando prevista também a edição de um catálogo. 
 
Enquanto mentor do projeto, o Mestre joalheiro Filomeno Pereira de Sousa pretende chamar a atenção para o corpo e a sua relação com os novos conceitos de joalharia de autor e de joalharia contemporânea colocando-os em confronto com outras formas de arte. 
 
‘Corpo Restrito’ parte de um desafio lançado a joalheiros, escultores, cenógrafos, e outros artistas plásticos para que arrisquem explorar a criação de jóias contemporâneas enquanto objetos artísticos, com conceitos personalizados, e a partir de qualquer técnica ou material, no pressuposto de pensar estas peças enquanto esculturas. Neste caso numa relação inversa: não é o corpo que transporta a jóia, mas a jóia que intervém, sobrepõe e conduz o corpo.
 
As peças serão mostradas sobre modelos que são pessoas comuns, rostos anónimos (ou nem por isso) da sociedade farense/algarvia.
 
A exposição será composta por cerca de 25 imagens, captadas pelo olhar e a lente de Vasco Célio.
 
Esta é uma iniciativa inédita no país que resulta do estabelecimento em Faro deste Mestre Joalheiro, e da sua capacidade de reunir um conjunto de artistas com ligações diversas ao meio das artes visuais, que se encorajaram a levar a cabo esta experiência invulgar na região.
 
 
Datas e locais onde a exposição poderá ser visitada:
 
11 e 18 de Outubro – Palácio do Tenente.
23 de outubro a 29 de novembro – Ruínas de Milreu
11 de dezembro a março de 2015 – Museu do Trajo de S. Brás de Alportel