Economia

FARO:Rogério Bacalhau pediu reunião à ANA e exige “equidade com Lisboa”

 
Na sequência do protocolo efetuado entre a ANA – Aeroportos de Portugal e a Câmara de Lisboa, também o autarca de Faro, Rogério Bacalhau defende um acordo com Faro.

 
É desta forma que, o autarca de Faro se associa a Rui Moreira, Presidente da Câmara do Porto, para exigir taxas turísticas como Lisboa.
 
As câmaras do Porto e Faro querem uma solução equivalente à encontrada para Lisboa e já pediram reuniões com a ANA – Aeroportos de Portugal, que acordou com António Costa um protocolo de cerca de quatro milhões de euros para pagar à autarquia a nova taxa aeroportuária.
 
Em resultado de um protocolo assinado na segunda-feira, a ANA vai assumir a partir de abril o pagamento da Taxa Turística de um euro criada pela Câmara Municipal de Lisboa, num valor global estimado entre 3,6 e 4,4 milhões de euros.
 
O montante em causa será assumido pela ANA, devendo depois o município de Lisboa alocá-lo exclusivamente para o Fundo de Desenvolvimento e Sustentabilidade Turística de Lisboa, servindo depois para o financiamento de um conjunto de investimentos tidos como estruturantes.
 
Congratulando e aplaudindo o acordo feito pela empresa privada com a autarquia de Lisboa, Rui Moreira assinala que “a relação entre o aeroporto e a cidade constitui vantagens recíprocas cada vez mais evidentes”, situação também verificada “com certeza” entre o aeroporto do Porto/Francisco Sá Carneiro e a cidade do Porto.
 
O independente destaca ainda que tal protocolo demonstra “o conjunto de benefícios que se reconhecem ao reforço de competitividade da cidade dominantemente servida pelo aeroporto”, quer em Lisboa “como verdadeiramente no Porto”.
 
É desta forma que, Rui Moreira se faz representar e emitiu um pedido de reunião com a ANA – Aeroportos de Portugal.
 
Também no mesmo sentido e à procura de um entendimento com a empresa que gere os Aeroportos de Portugal, o presidente da Câmara de Faro, Rogério Bacalhau (PSD), assume que já pediu uma reunião à empresa com vista a procurar um acordo.
 
O edil farense realça a importância de “poder usar da mesma generosidade, em condições de equidade, em relação aos outros dois concelhos que são sede de aeroportos internacionais”.
 
Rogério Bacalhau realça que “em Faro teríamos, certamente, bom destino a dar a estas verbas na criação de condições de maior atratividade urbanística e turística. Pensamos que há muitas formas de proceder a este incentivo”.