Sociedade

FARO:Sete países convidados no maior festival de folclore do Sul

 
De 20 a 28 de Agosto, a capital algarvia receberá, de novo a grande festa das músicas e danças do mundo no Folkfaro.

 
Esta organização anual do Grupo Folclórico de Faro, que conta com o apoio principal do Município de Faro vai já na sua 14ª edição.
 
Nela estarão representadas as músicas, danças e trajes de povos de diferentes continentes, através de grupos de sete países. 
 
Mais de trezentos participantes, entre bailadores e músicos, irão mostrar a riqueza das tradições populares das suas terras.
 
“Na Senda dos Ritmos do Mundo!” é o lema da edição de 2016 onde os grupos participantes foram selecionados entre mais de uma centena de propostas recebidas pela organização, estando confirmadas as presenças da: ALEMANHA - Ensemble Thea Maass (Dresden), BRASIL - Conjunto Folclórico Arte Nativa (Viamão-RS), FILIPINAS - Parangal Dance Company  (San Francisco), FRANÇA - Groupe Folklorique Nice La Belle (Nice), GEÓRGIA - TSU Folk Dance Ensemble University 2 (Tbilisi) e QUÉNIA  - Nairobi Dance Ensemble (Nairobi).
 
Para além dos grupos internacionais, estarão também presentes prestigiados grupos folclóricos de diversas regiões de Portugal: Rancho Folclórico de Cabeça Veada  (Alta Estremadura), Rancho Regional de Fânzeres - Gondomar  (Douro Litoral), Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito – Santarém (Ribatejo), Grupo Etnográfico Rusga de Joane – Famalicão (Baixo Minho), Grupo Folcl. e Etnográfico Amigos do Montenegro (Algarve), Grupo Folclórico de Faro (Algarve) – Adulto, Infantil e “Cancioneiro”
 
A Gala de abertura no Teatro das Figuras, na noite de 20 de Agosto (sábado, às 21.30h), com todos os países participantes, marca o arranque de nove intensos dias, repletos de espetáculos e inúmeras atividades, naquele que é um dos acontecimentos mais aguardados no verão cultural de Faro. 
 
Para além da apresentação dos países em estreia, a Gala de abertura contará ainda com a participação especial dos Shadows Team, grupo de jovens de Faro que dedica-se ao Teatro de Sombras e Hand Mime e fez sensação no programa televisivo Got Talent ao ser escolhido pela cantora Mariza como seu “botão dourado”.
  
Regresso ao Palco do Passeio da Doca:
 
Os espetáculos diários regressam este ano ao Palco do Passeio da Doca, entre 21 e 28 de Agosto, em simultâneo com a Feira dos Doces, Frutos Secos e Bebidas Regionais.
 
Em cada uma dessas noites, atuarão não só os grupos estrangeiros, como também diversas participações especiais nomeadamente o Clube de Danças João de Deus, CDA – Companhia de Dança do Algarve, Versus Tuna, Urban Xpression e Sandra Cristo & Filipe Neves.
 
O FOLKFARO é o único festival do sul de Portugal com a certificação internacional do CIOFF-Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, uma organização não-governamental (ONG) com relações formais de consulta com a UNESCO, criada em 1970 com o objetivo de salvaguardar a promoção e difusão da cultura tradicional e do folclore. 
 
Está atualmente representado em mais de 70 países e reúne mais de 250 festivais internacionais em todo o mundo. 
 
O FolkFaro apresenta ainda diversos espetáculos nas freguesias de Faro e nos concelhos de Loulé,  S. Brás de Alportel, Albufeira, Tavira e Silves.
 
As animações de rua, na baixa e no Mercado Municipal, assim como os desfiles dos grupos da Pontinha ao Jardim Manuel Bívar, e as animações musicais na “Tertúlia Algarvia” irão trazer um ambiente de festa à cidade. 
 
Os programas especiais para crianças na Biblioteca e no Refúgio Aboim Ascensão, os programas para idosos em diversas instituições e um programa especial para os reclusos no Estabelecimento Prisional reforçam a componente social do festival. 
 
Os ateliers de dança, na Escola EB 2,3 Santo António e no Q – Espaço Cultural irão permitir, aos mais curiosos, aprender e praticar um pouco das danças do mundo através dos grupos participantes.
 
A Celebração Ecuménica na Igreja da Sé, no último dia, com uma mensagem de paz e união entre os povos, é outro dos momentos de registo deste festival.