Sociedade

FARO:Teatro das Figuras "palco" dos Encontros Fora da Caixa para falar do Algarve todo o ano

 
Os Encontros Fora da Caixa têm sido realizados desde março em cidades como Braga, Porto, Santarém, Leiria e duas vezes em Lisboa.

 
A Administração da Caixa Geral de Depósitos irá estar presente em Faro no próximo dia 26 de setembro, a partir das 16h30 no Teatro das Figuras, no VII Encontro Fora da Caixa com reputados especialistas nacionais que irão abordar os 4 eixos principais com maior impacto na vida da economia algarvia: o emprego, o turismo, a saúde e a segurança. Estarão presentes mais de 500 convidados entre clientes e representantes da região.
 
O orador principal desta conferência será o Professor da Universidade Católica, Miguel Gouveia que irá falar sobre o Turismo e a Saúde e de como as duas realidades estão relacionadas na construção de uma zona turística de excelência.
 
A sua apresentação será focada no funcionamento do sistema de saúde nacional e do Algarve e nos contributos potenciais do sistema de saúde para o turismo e para a economia algarvia. 
 
Miguel Gouveia estudou Economia, tendo completado os seus estudos na Universidade de Rochester de Nova Iorque. É um dos maiores especialistas portugueses em Economia da Saúde. 
 
Atualmente é também Professor de Economia da Universidade de Pensilvânia, nos Estados Unidos.
 
A apresentação relativa ao mercado de emprego, será feita pelo Professor José Félix Ribeiro, licenciado em Economia pelo ISCEF e Doutorado em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. 
 
O Professor Félix Ribeiro fará uma apresentação sobre o impacto da globalização no Algarve.
 
Sobre a importância da segurança para a reputação de uma região turística, o antigo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, irá participar num debate sobre a Condição de Sustentabilidade do atual boom do Turismo.
 
Este debate conta igualmente com a presença do economista Cristóvão Lopes, Diretor Executivo do Falésia Hotel e vice-Presidente da Agência de Promoção de Albufeira, que irá dar a perspetiva dos agentes de turismo, bem como de Nuno Ramos, Diretor-Geral do Hospital de Loulé, que vai partilhar as consequências da sazonalidade no esforço de uma unidade hospitalar.
 
No final, o Presidente da Comissão Executiva da Caixa, Paulo Macedo, fará uma análise sobre as potencialidades económicas do Algarve no contexto atual.
 
De acordo com os objetivos da organização, "este encontro visa discutir os eixos fundamentais de uma região turística de excelência que tem de apresentar serviços de qualidade durante todo o ano. Serve também para que os membros da Comissão Executiva da Caixa visitem as agências da região, conhecendo melhor as realidades dos seus clientes e colaboradores. 
 
O VII Encontro Fora da Caixa pode ser acompanhado em tempo real e na íntegra através do site da Caixa Geral de Depósitos.