Sociedade

Feira da Serra de São Brás de Alportel "teimosamente" a inovar na tradição

 
A Feira da Serra de São Brás de Alportel, foi esta quinta-feira oficialmente apresentada, na FNAC do Forum Algarve em Faro.

 
O executivo liderado por Vítor Guerreiro, escolheu a "inovação", para ser o mote da 25ª edição do certame, que este ano terá muitas novidades.
 
Mais uma vez, os objetivos desta Feira que decorre de 28 a 31 de julho, no recinto da Escola Poeta Bernardo Passos, passam por promover os produtos da Serra do Caldeirão, potenciar o desenvolvimento turístico do município e da região, divulgar as tradições culturais serranas, quer a nível nacional e mesmo internacional, potenciar os valores do Algarve genuíno, promovendo o convívio intergeracional e incentivar à inovação e ao empreendedorismo. 
 
O cartaz deste ano, contempla Feijão com Massa e Átoa na sexta-feira dia 29, São Brás Fashion e Aurea no sábado dia 30 e finalmente Veredas da Memória e Emanuel no domingo dia 31. 
 
A receita desta Feira, é juntar o artesanato à gastronomia e animação, com uma boa dose de inovação, e nesta área a autarquia desenvolveu uma parceria com a Ualg, tendo sido criado o "Espaço Inovação", uma mostra de projetos inovadores da região, que muito tem contribuído o CRIA - Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Ualg, liderada por Hugo Barros, também ele natural de São Brás de Alportel, que marcou presença na apresentação da Feira da Serra assim como a vice-reitora da Ualg, Ana Freitas. 
 
Relativamente ao espaço, este foi renovado e ampliado com mais 3 000 m2, sendo 100% acessível, com o "Palco Inovação", por onde vão passar diversas demonstrações gastronómicas e apresentações de ideias empreendedoras, o "Espaço Terra", onde apresenta empresas e projetos na área da agricultura, da energia da silvicultura, da pedra e de todo um conjunto de equipamentos amigos do ambiente.
 
Outra novidade anunciada foi a presença de um Balão de Ar Quente, para "olhar" a Feira de cima e noutra perspetiva, o "Palco Calçadas", para poder conhecer em ante estreia alguns dos projetos musicais que irão marcar presença na edição de 2016 do Calçadas - A Arte sai à Rua.
 
O "Palco Radical" como o nome indica será uma "montra" de adeptos dos desportos radicais, que serão monitorizados por técnicos da autarquia, e finalmente a organização irá apresentar este ano um "SPA Serrano" que convida a momentos de lazer e relaxamento, com massagens, tratamentos holísticos e de beleza.
 
Em declarações ao Algarve Primeiro o autarca Vítor Guerreiro, destacou que o investimento para esta edição, rondou os 150 mil euros, atendendo "ao retorno financeiro que o evento trará para o Município, pensamos que se trata de um investimento sustentável", até porque conforme referiu, em relação ao ano passado "foram mais 20 a 25 mil euros, mas que se justificam, não só pelo aumento da área do recinto, as novidades, mas principalmente porque foram criadas infra-estruturas que irão servir o certame no futuro com melhores condições". 
 
O edil não esqueceu todos os voluntários que fazem deste o grande evento do concelho, assim como endereçou uma palavra de agradecimento aos colaboradores da autarquia, que "incansavelmente dão uma grande ajuda na concretização deste projeto caseiro".
 
Marlene Guerreiro, vice-Presidente da autarquia, disse que "teimosamente" a receita será mantida, ou seja, "queremos valorizar aquilo que é o passado as tradições e os conhecimentos ancestrais, e ao mesmo tempo tentar levar os jovens a inovarem essa tradição". 
 
Quanto aos bilhetes os preços não sofreram alterações, o ingresso individual tem um custo de 3,50 euros/dia, o ingresso para os 3 dias será de 7 euros (três entradas pelo preço de duas) e o ingresso família de 10,50 euros (quatro entradas pelo preço de três).