Sociedade

Festa da Espiga em Salir junta um "mundo" de boas recordações

 
Salir revive na próxima quinta-feira, 5 de maio, todas as tradições do Dia da Espiga, com a realização de um programa que se estende até sábado, dia 7 de maio.

 
As atividades arrancam no dia 5, que marca também as celebrações do Dia do Município de Loulé. A partir das 9h00, realiza-se um Passeio de BTT e, às 9h30, um Passeio Pedestre.
 
A partir das 13h00, na principal artéria da vila, os visitantes poderão apreciar alguns petiscos e manjares serranos nas tasquinhas que vão estar no recinto. Às 14h00, abre a exposição de produtos tradicionais. Mas o grande momento do evento é o desfile etnográfico que sai à rua a partir das 15h00. Trata-se de uma das mais importantes manifestações da cultura tradicional do interior algarvio, com o desfile das principais atividades agrícolas e artesanais da freguesia, algumas delas em vias de extinção.
 
Durante o desfile, os “poetas” populares irão declamar poemas ou quadras feitos de improviso ou preparados, em registo de mensagem em tom de brincadeira aos responsáveis municipais, para pedir ou agradecer as obras feitas na terra.
 
À noite haverá animação musical a cargo do Grupo Veredas da Memória, baile tradicional com Ruben Filipe e atuação de Némanus (quizomba e funaná).
 
Na sexta-feira, dia 6, a tarde é dedicada aos seniores que irão participar num baile tradicional com o Rancho Folclórico da Velha e o acordeonista Fernando Inês. À noite, a partir das 21h00, é também o folclore que animará a festa, com a atuação do Rancho Folclórico “As Mondadeiras das Barrosas”, Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão (Cortelha), Rancho Folclórico da Casa do Minho (Lisboa) e Rancho Etnográfico Danças e Cantares da Barra Cheia. A noite encerra com um baile com Gonçalo Tardão.
 
A programação de sábado é dedicada aos mais novos. Às 10h00 realiza-se o II Torneio de Futebol “Os Espiguinhas”. Na Tarde das Espiguinhas está prevista muita animação e surpresas, jogos infantis, um lanche e o desfile “Miss e Mister Espiga”. 
 
À noite sobem ao palco Nanook (21h30), Diogo Piçarra (22h45) e os Back to the Sixties (00h30). O DJ Rodriguez encerra a festa.
 
Todos os espetáculos têm entrada livre.