Sociedade

Festival da Sardinha de Portimão com Aurea, Reflect, Átoa, Cuca Roseta e João Só

 
O aroma da sardinha assada volta a invadir a zona ribeirinha de Portimão, na 23.ª edição do Festival da Sardinha

 
Um dos mais emblemáticos festivais gastronómicos do país, cuja primeira edição remonta a 1985, volta a ter lugar na zona ribeirinha da cidade, com cinco noites de festa onde será possível degustar a afamada sardinha assada, em pão caseiro ou no prato acompanhada com a batata e a salada à Algarvia.
 
A animação também será uma constante na zona ribeirinha, entre o museu de Portimão e a zona entre pontes, com artesanato, doçaria, animação de rua e sonoridades, que vão do folclore à música tradicional portuguesa, passando ainda pelo teatro.
 
O evento que anualmente atrai milhares de visitantes à zona ribeirinha, volta a associar-se aos restaurantes mais antigos e tradicionais desta zona da cidade.
 
Deste modo, os restaurantes À Ravessa, Casa Bica, Dona Barca, Forte e Feio, O Meco, Retiro do Peixe Assado, Ú Venâncio e Zizá voltam a exibir nas entradas dos seus estabelecimentos a insígnia “Aqui há Sardinha!”, identificação que assegura a sua participação no Festival da Sardinha e garante, a qualidade que, nestes estabelecimentos, poderá saborear a melhor sardinha assada da cidade.
 
Para quem deseje, no entanto, experimentar a sardinha assada em pão caseiro, terá novamente à disposição dois pontos de venda junto à antiga lota, a cargo das duas coletividades locais, Gejupce Portimão – Gil Eanes Juventude Portimonense Clube e Boa Esperança Atlético Clube Portimonense.
 
Para os que menos apreciem a sardinha assada, os menus de petiscos regionais continuarão a ser uma opção na zona dos expositores.
 
A nível musical, o destaque mantém-se no programa de artistas que diariamente, a partir das 22h00, animam todos os visitantes no palco principal, localizado junto à antiga lota. O cartaz musical arranca no dia 2 de agosto com Aurea, que vem apresentar o seu novo álbum “Restart”, e prossegue com o artista local Reflect (dia 3), o grupo musical Átoa (dia 4), a fadista Cuca Roseta, que apresenta o seu último álbum de originais “Riu” (dia 5) e termina com o espetáculo do compositor, produtor e cantor João Só (Dia 6).
 
Também no coreto haverá animação musical ao longo de todos os dias do festival, numa iniciativa a cargo da junta de freguesia de Portimão, com sonoridades várias que vão desde o Fado à Música Popular e à Música dos anos 60, 70 e 80. Entre 2 e 6 de agosto, entre as 19h30 e as 21h30, sobem ao palco do Coreto os artistas Renato Reis (dia 2), Teresa Viola (dia 3), Escola de Fado BEACP (dia 4), Sephirah (dia 5) e Fonte Nova (dia 6).
 
O artesanato, petiscos e doçaria regionais têm presença obrigatória neste evento que conta já com a participação de três dezenas de expositores, que prometem trazer até Portimão o melhor que o artesanato e o sector agroalimentar regionais podem oferecer.
 
O Festival da Sardinha começa pelas 19h00 e encerra diariamente à 01h00 com acesso livre, é uma organização da Câmara Municipal de Portimão, em parceria com a Associação Turismo de Portimão, Junta de Freguesia de Portimão, APS - Administração dos Portos de Sines e a EMARP – Águas e Resíduos de Portimão.
 
Toda a programação do Festival da Sardinha pode ser consultada em www.festivaldasardinha.pt.