Sociedade

Festival do Marisco "seguramente" com um dos melhores cartazes de sempre

 
O Festival do Marisco em Olhão comemora em 2016, 31 anos de existência, com um único objetivo, ser uma montra do melhor marisco aliado à animação com grandes referências musicais da atualidade.

 
Se este tem sido o ponto comum da organização, este ano o evento marca uma nova etapa com a redução do custo dos bilhetes. 
 
Na apresentação do Festival do Marisco, que decorreu esta sexta-feira nos Paços do Concelho com todo o executivo e vereação, o autarca António Pina, destacou o cartaz "que vai ao encontro das bandas mais populares dos portugueses, sendo esta a forma que temos de escolher, de acordo com o nosso orçamento". 
 
O edil mostrou-se confiante que a 31ª edição vai ser mais um sucesso, até porque conforme disse aos jornalistas, "apesar de uma redução de 40% dos bilhetes em relação ao ano passado, a qualidade é para manter passando a ser um grande evento do concelho que seja popular e acessível a mais pessoas". 
 
Relativamente ao orçamento deste ano, Vítor Lopes da Fesnima - empresa municipal responsável pela organização, focou que no total são investidos 500 mil euros, menos 100 mil em relação a 2015, "não comprometendo a qualidade, segurança, higiene, animação e o marisco servido aos visitantes", no fundo tratou-se de uma "gestão ainda mais rigorosa mas com a preocupação de nada ficar para trás".
 
As organizações desportivas do concelho foram este ano convidadas a participar no Festival, com o edil António Pina, a enaltecer todo o esforço da equipa e funcionários autárquicos que estão envolvidos na materialização do evento. 
 
Refira-se que o Festival do Marisco que decorre entre 9 e 14 de agosto, cujas entradas custam apenas cinco euros, à exceção dos dias 12 e 14, em que os ingressos são oito euros, tem nas palavras do autarca de Olhão "seguramente um dos melhores cartazes de sempre."
 
As entradas no recinto custam 5 euros para adultos, nos dias 9 (Aurea), 10 (Expensive Soul), 11 (Os Azeitonas) e 13 de agosto (Camané) e 8 euros nos dias 12 (C4 Pedro) e 14 (Xutos & Pontapés). As crianças dos 7 aos 12 anos pagam todos dias 3 euros e até aos 6 anos, desde que acompanhadas, não pagam entrada.
 
As bilheteiras estarão abertas, nos dias do Festival, a partir das 18h30. As portas abrem às 19h30 e fecham à 01h30. Os bilhetes poderão ser adquiridos antecipadamente através da Ticketline (lojas aderentes ou site).
 
Os camarões grelhados as sapateiras o arroz de marisco as paellas, lagostas ou lavagantes, passando pelas amêijoas e as ostras continuam a seduzir os visitantes do Festival. 
 
A qualidade do marisco consumido será certificada diariamente por uma equipa multisdisciplinar composta, entre outros, pelo veterinário municipal e pelo delegado de saúde. 
 
Este ano, para além do artesanato e da doçaria regional, também o espaço Kids Club volta a marcar presença. 
 
Instalado no recinto do Festival, durante uma hora, e de forma gratuita, são propostas às crianças várias atividades adequadas às suas idades.
 
No Kids Club, os mais novos estão sempre acompanhados por educadoras de infância que garantem muita diversão aos mais pequenos, enquanto os adultos podem jantar mais tranquilamente.
 
A pensar na segurança do público, a organização disponibiliza um espaço de primeiros socorros, devidamente equipado e com profissionais em permanência, de forma a fazer face às ocorrências que possam surgir.