Sociedade

Festival internacional de Cinema e Saúde Mental no Museu Municipal de Faro

O Museu Municipal de Faro recebe entre os dias 9 e 11 de Outubro a II edição do FICSAM, Festival Internacional de Cinema e Saúde Mental

 
O FICSAM tem a concurso cerca de 50 filmes centrados no tema da saúde mental, oriundos de todo o mundo, num evento que apresenta também várias atividades paralelas.
 
Além do cinema, haverá palestras, uma exposição de trabalhos realizados pelos utentes do Forúm Ocupacional da ASMAL, Associação de Saúde Mental do Algarve intitulada "Recreando a nossa Herança", da pintora Pulita sobre o universo psicológico de Fernando Pessoa ,"O desassossego de Fernando Pessoa" e pelo projecto LLartproject de Sofia Trincão e Leif Lønne "Olhar Lunático" e ainda um workshop de cinema intensivo digital dinamizado por Diogo Pessoa de Andrade.
 
Organizado pela Associação Inconsciente Coletivo e pela Direcção Geral da Saúde, o festival tem este ano como tema "Viver com a Esquizofrenia", tema proposto pela World Mental Health Federation (WMHF) para as comemorações do Dia Mundial da Saúde Mental (10 de Outubro). 
 
Será apresentada também uma palestra subordinada ao tema dinamizada por técnicos da Associação de Saúde Mental do Algarve e pela equipa do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Central do Algarve, pelas 15.00 horas. Para ter direito a certificado de participação deveverá ser solicitado através do email ficsam@live.com.
 
A organização do festival recebeu para esta edição perto de 300 filmes que depois de selecionados, serão submetidos à avaliação do público.
 
Para além das categorias de ficção, documentário, animação e videoclip há ainda a categoria em que participam filmes realizados por alunos de escolas de cinema portuguesas e internacionais.
 
Este evento pretende, através das artes, nomeadamente o cinema, contribuir para sensibilizar para as questões relacionadas com a saúde mental, combater o estigma e a discriminação associada a este tipo de problemáticas e contribuir para promover os direitos humanos das pessoas com doença mental.
 
As portas do FICSAM abrem às 18 horas do dia 9 de Outubro, quinta-feira para a inauguração das exposições nos claustros do Museu Municipal de Faro. A entrada é gratuita. 
 
Os bilhetes para as sessões de filmes podem ser adquiridos no Museu Municipal de Faro durante os dias do evento a partir das 18.00 horas e têm um custo de 3 euros.
 
Mais informações disponíveis em www.ficsam.com