Sociedade

Festival Internacional do Caracol com sabores do mundo em Castro Marim

 
Aos caracóis, o Festival soma um diversificado cartaz cultural e musical e muita doçaria regional.

 
De 1 a 3 de julho, a Colina do Revelim de St. António, em Castro Marim, acolhe o Festival Internacional do Caracol, que se distingue por trazer os melhores caracóis confecionados no Algarve e no país, mas, também, sabores da cozinha espanhola, francesa e marroquina deste afamado petisco.
 
Sexta-feira, dia 1 de julho, o destaque vai para a apresentação da peça de teatro “O Caracol Apaixonado”, pela teatroteca do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, inspirada pelo livro, com o mesmo nome, do escritor Sérgio Mendes e ilustrador Elias Gato, vencedores do Prémio de Literatura Infantil do Pingo Doce. 
 
Elias Gato, também autor do cartaz que promove este ano o evento, cresceu em Castro Marim, onde cedo descobriu o gosto pela ilustração e o cartoon. 
 
Esta paixão fê-lo prosseguir os estudos na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, onde se licenciou em Pintura, e depois no Instituto de Educação, onde se tronou professor de Artes Visuais. Ainda na sexta-feira, grandes momentos musicais com a “Estudantina Universitária de Coimbra” (19h00), António Caixeiro e as “modas” do Cante Alentejano (20h30) e, por último, a Banda Musical Castromarinense (22h30).
 
No segundo dia, 2 de julho, sobem a palco os “Flor de Sal” (20h30), duo composto por Zé Francisco e Ana Figueiras e que iniciou o seu percurso em 2014, inspirado pela paisagem e história das terras algarvias, ligadas ao mar e ao sal. 
 
Segue-se o grande concerto da cantora espanhola “Martirio” (22h00), uma das intérpretes mais originais do panorama musical espanhol nos anos 80.
 
No domingo, dia 3 de julho, a animação de rua estará a cargo do grupo “Us Sai de Gatas” (18h30), ficando o grupo “Boémia” (21h30) com o encerramento de mais uma edição do Festival Internacional do Caracol, numa atuação que traz a evolução natural da música popular portuguesa e o reflexo de um conjunto de influências, tais como Fausto Bordalo Dias, Zeca Afonso, Chico Buarque, entre outros.