siga-nos | seja fã
PUB
 

Francisco Marques da Luz

Francisco Marques da Luz
Imprimir Partilhar por email
12-09-2013 - 22:45
Francisco Marques da Luz, popularmente conhecido por Marcos Algarve, é natural de Olhão, e nasceu a 7 de Outubro de 1875. Faleceu a 8 de Setembro de 1960.
 
Poeta e jornalista, este ilustre olhanense, chegou a usar o pseudónimo de “João Bucha”, ainda que o nome que lhe ficou e ficará sempre associado é o de Marcos Algarve, já que no seu tempo era comum atribuir o nome do Santo correspondente à data de aniversário.
 
Recorde-se que, antes da implantação da República em 1910, era comum que, as crianças fossem baptizadas nas paróquias apenas com o nome próprio, ficando o sobrenome reservado para o dia do santo correspondente.
 
Tendo Francisco nascido no dia de São Marcos, o seu nome incluiu Marques por vontade dos padrinhos. Ao saber da “história” do seu nome, Francisco adoptou o pseudónimo que mais se encaixava ao seu percurso.
 
Em termos literários e, fazendo juz à tradição, assinou as suas obras como Marcos Algarve.
 
Filho de uma família modesta, este homem descobriu bem cedo o trabalho e a necessidade de aprender pelos seus próprios meios, pelo que, aproveitou todas as oportunidades para se enriquecer enquanto pessoa e profissional.
 
Começou a trabalhar aos nove anos num espaço comercial e, pouco tempo depois, em Cabinda, colaborou numa empresa britânica, onde rapidamente aprendeu inglês.
 
Era um homem muito inteligente e dedicado, que desde muito cedo se interessou pela política, pela escrita e pela leitura, pilares que o acompanharam ao longo da sua vida.
 
Aprendeu espanhol e francês com relativa facilidade e, quando regressou a Portugal, estabeleceu-se em Portimão onde residiu vários anos e também trabalhou por conta própria.
 
Em colaboração com Ribeiro Castanho, outro ilustre algarvio, dirigiu o Almanach do Algarve, colaborou em vários jornais, entre outros, o Diário do Alentejo, o Correio do Sul, Notícias do Algarve, Comércio de Portimão e o Correio Olhanense, onde em 1958, escreveu sobre “Figuras Típicas de Olhão”.
 
Conviveu com grandes intelectuais e políticos com a ajuda do seu amigo Teixeira Gomes e chegou a ser considerado como um defensor notável dos ideais republicanos, para além de um grande escritor.
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Manuela Sabino



-

Patrícia Amado



-

Celeste Martins (Moncarapacho)



-

Mário Centeno



-

António João Eusébio (Moncarapacho)



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Algarve vê novo hospital por um "canudo"

Algarve vê novo hospital por um "canudo"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Dia Internacional do Homem assinalado no Algarve

Dia Internacional do Homem assinalado no Algarve

ver mais
 
Movimentos reafirmam oposição à prospeção de petróleo e gás ao largo da Costa Vicentina

Movimentos reafirmam oposição à prospeção de petróleo e gás ao largo da Costa Vicentina

ver mais
 
Reabilitação do Centro histórico de Silves com alterações de trânsito

Reabilitação do Centro histórico de Silves com alterações de trânsito

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio