Sociedade

GNR realiza ações de esclarecimento sobre incêndios florestais pelo Algarve

 
Destaca-se neste âmbito a necessária limpeza dos terrenos, fator que constitui um elemento essencial para a minimização do risco de incêndio, destaca a GNR.

 
O Comando Territorial de Faro da Guarda Nacional Republicana, através do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente em coordenação com o Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro, realiza a partir de hoje um conjunto de ações de esclarecimento relacionadas com a prevenção dos incêndios florestais no distrito, principalmente junto da população que reside nos concelhos que apresentam maior área florestal e onde os fatores de risco se encontram mais evidentes.
 
No âmbito das atribuições da GNR no Sistema Nacional de Defesa da Floresta contra Incêndios, estas ações de esclarecimento visam alertar para a importância dos procedimentos preventivos a adotar nesta altura do ano, nomeadamente sobre o uso do fogo, limpeza e remoção de matos e manutenção das faixas de gestão de combustível, tendo em vista a redução do número de ocorrências e a minimização dos riscos de incêndio florestal.
 
As ações de esclarecimento, que arrancaram hoje na sede da junta de freguesia de Vaqueiros em Alcoutim, realizam-se em colaboração com os municípios algarvios, juntas de freguesia e associações locais até ao dia 14 de abril.
 
A partir de 15 de abril, serão realizadas ações de fiscalização com o objetivo de corrigir situações de incumprimento, aplicando-se se necessário o regime contraordenacional instituído.
 
Refira-se que a falta de manutenção das faixas de gestão de combustíveis (limpeza dos terrenos) constitui infração e os seus responsáveis incorrem em coimas de 140 a 5 mil euros, no caso de pessoa singular, e de 800 a 60 mil euros para pessoas coletivas.