Desporto

Grande Prémio de Portugal de MotoGP com maior assistência de sempre no circuito algarvio

Autódromo Internacional do Algarve / Facebook
Autódromo Internacional do Algarve / Facebook  
O diretor do Autódromo Internacional do Algarve (AIA), Paulo Pinheiro, disse hoje que o Grande Prémio de Portugal de MotoGP “ superou a assistência esperada”, sendo a maior num evento motorizado em Portimão.

“Estamos perto das 200 mil pessoas, naquela que se pode dizer que é a maior assistência de sempre numa corrida de MotoGP e em eventos motorizados no Algarve”, referiu à Lusa o responsável, no ano em que se assinala o 15.º aniversário do AIA.
 
De acordo com Paulo Pinheiro, a previsão inicial de 180 mil pessoas prevista para os quatro dias do evento da segunda ronda do mundial de motociclismo de velocidade, “já foi largamente ultrapassada”, com a lotação do circuito muito perto de estar esgotada neste domingo.
 
“O conjunto de iniciativas que programámos foram atrativos que trouxeram ao Algarve milhares de pessoas de vários pontos do país e do estrangeiro, o que se reflete neste aumento de espetadores”, explicou.
 
Além de uma ‘fun zone’ instalada no exterior do circuito, para acompanhar a prova, a organização vai sortear no final da corrida uma moto Yamaha R7 e 10 capacetes com a assinatura de Miguel Oliveira, um por bancada.
 
O sorteio vai ser feito após o final da corrida de MotoGP, às 15:00, seguindo-se “uma invasão da pista” pelo público que pode interagir com os pilotos.
 
“São iniciativas aliciantes que, penso, resultaram em atrativos para o público”, realçou Paulo Pinheiro.
 
Por seu turno, fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR) disse à Lusa que o trânsito na A22 (Via do Infante), no sentido Faro/Lagos “está a processar-se com normalidade, mas com lentidão nos acessos ao autódromo”.
 
“Face a esse condicionamento na fluidez, aconselha-se as pessoas a deslocarem-se para o circuito o mais cedo possível”, apontou a fonte.
 
De acordo com a GNR, vai ser efetuada “uma alteração significativa” no trânsito rodoviário entre as 13:30 e as 17:00, com o fecho do troço da A-22 entre os nós de Alvor e da Mexilhoeira Grande, de acesso ao autódromo, no sentido Faro/Lagos.
 
Segundo a guarda, a alteração visa “permitir um escoamento rápido do trânsito na saída do circuito durante a tarde”.
 
Assim, refere, que quem se deslocar para o AIA durante aquele período, terá de sair no Nó de Alvor da A22 e seguir pela Estrada Nacional 125.
 
Lusa