Sociedade

Grupo francês recria danças pastoris que desafiam leis da gravidade no FOLKFARO

 
Até meados do século XIX, a maior parte da região francesa de Landes era composta principalmente por grandes áreas pantanosas e insalubres.

 
Os seus habitantes cultivavam centeio e milho e criavam ovelhas. Para vigiar os rebanhos e, ao mesmo tempo, mover-se rapidamente, evitar mordidas e tojos e manter os pés secos, os pastores de Landes empoleiravam-se sobre andas, o meio de locomoção que acharam mais adequado para o seu trabalho.
 
Decididos a recriar essa tradição, o grupo “Lous Cadetouns” foi fundado em 1955 na pequena localidade de Souston, tendo por missão a difusão da cultura e das tradições ancestrais de Landes, no sudoeste de França. 
 
 
O seu espetáculo é diversificado e dinâmico incluindo as danças ditas “de chão” e as espetaculares quanto perigosas Polcas sobre andas, onde os pastores desafiam as leis do equilíbrio.
 
O “Lous Cadetouns” já se apresentou em vinte e seis países diferentes, tendo participado em muitos festivais de renome. Participou também nas cerimónias de abertura dos Jogos Olímpicos de Munique (1972) e de Seul (1988). 
 
Segundo nota da organização, a França é uma das sete nações que se farão representar na 12ª edição do FOLKFARO, festival organizado pelo Grupo Folclórico de Faro, que decorrerá 16 a 24 de Agosto. 
 
A Gala de abertura no Teatro da Figuras, na noite de 16 de Agosto, constitui o arranque de nove intensos dias de festival, onde as músicas e danças do mundo marcam o seu ponto de encontro.