Sociedade

Guitarras made in Olhão para o Mundo com a ajuda de crowdfunding

 
Guitarras JP procuram 'boleia' para chegar à maior feira de instrumentos musicais do mundo.

 
E se toda a comunidade pudesse ajudar um projeto local a dar-se conhecer ao Mundo? Agora, isso já é possível graças ao crowdfunding (financiamento colaborativo). 
 
Através de uma plataforma online, poderá apoiar com um donativo uma causa ou um projeto em que acredite. Foi esse o desafio lançado à JP Guitars, uma empresa de Olhão que há 15 anos constrói artesanalmente instrumentos de corda personalizados.
 
A angariação decorre na internet em jpcustomguitars.pt e o objetivo é, até às 18h00 do dia 16 de janeiro de 2015, conseguir angariar um mínimo de 6900 euros. A um mês da data limite, 37% do objetivo já foi atingido, com donativos no valor de 2555 euros.  
 
Empenhados no sucesso desta iniciativa, amigos e comunidade envolvente estão solidários com este objetivo. 
 
A par com a angariação online, nos últimos fins-de-semana têm sido promovidas várias jam session, onde músicos improvisam utilizando instrumentos feitos pelas mãos de João Pessoa, o luthier que gostaria de ir à Musikmesse de Frankfurt (Alemanha), a maior feira de instrumentos musicais do mundo, que irá decorrer de 15 a 18 de abril de 2015. 
 
No próximo sábado, dia 20 de dezembro, irá acontecer mais um evento de promoção do projeto. Desta vez, o encontro está marcado para as 22h30, no Bar Cais Club, nos Mercados de Olhão. 
 
Haverá uma apresentação da JP Custom Guitars e do projeto de crowdfunding que contará com a participação especial das bandas Mod'Rock e (os extintos) Voodoo Pickles, entre outros músicos. 
 
João Pessoa é o luthier que desde 1999 se dedica ao fabrico artesanal de instrumentos de corda, que muitos já consideram verdadeiras obras de arte. 
 
É no seu atelier em Olhão que o artista idealiza e constrói, com as melhores madeiras do mundo e a paixão na ponta dos dedos, guitarras personalizadas por encomenda. 
 
A qualidade dos instrumentos JP Custom Guitars tem vindo a conquistar a confiança e reconhecimento de conceituados músicos portugueses e estrangeiros. 
 
Num próximo passo, os instrumentos JP querem transpor fronteiras e dar música a todo o mundo.