Comportamentos

Há 5 comportamentos que tornam a sua vida mais complicada. Confira-os

 
Num dos seus apontamentos, Séneca descreveu que, «O maior obstáculo da vida é esperar o amanhã e perder o hoje».

Assim, é fundamental identificar os comportamentos que nos impedem de viver o presente e de tirar mais partido das situações. A seguir apresentamos o que os psicólogos da revista A Mente é Maravilhosa, consideram como os 5 comportamentos que tornam as nossas vidas mais difíceis:
 
1. Expetativas irrealistas
 
«As expectativas irreais são esperanças sem âncora». Frequentemente, estão associadas a ideias mágicas como: “isso vai acontecer, vai dar certo, vou conseguir”, entre outras, no entanto, na maior parte das vezes, não temos uma base sólida para poder acreditar nisso. Os psicólogos lembram que, sonhar e ambicionar é muito positivo, no entanto, nem sempre conseguimos tornar esses sonhos em realidade ou em algo viável, o que nos remete para uma grande frustração. Neste caso, o segredo é aprender a ser mais realista e enfrentar a vida tal como ela é.
 
2. O desejo de aprovação
 
O desejo de aprovação é um dos comportamentos que tornam a vida difícil. Esse comportamento ocorre quando há o desejo de agradar a todos acabando a pessoa por colocar as suas necessidades em segundo plano.
 
Por trás desse tipo de comportamento costuma haver uma profunda insegurança e a necessidade de conquistar afeto, mas na prática, ninguém consegue essa aceitação fazendo tudo o que os outros querem. Os especialistas recomendam que aprenda primeiro a amar-se e depois terá muito mais capacidade para lidar com os demais de igual para igual.
 
3. Falta de autocuidado
 
O autocuidado é um sinal de amor próprio e responsabilidade para consigo mesmo. Proteger a saúde física e mental, bem como o bem-estar geral, torna a vida mais fácil. Isso permite que entre em sintonia consigo mesmo, que se conheça, se escute e cultive.
 
Registe ainda que, a falta de autocuidado afeta a deterioração geral das nossas circunstâncias vitais.
 
4. O medo, um dos comportamentos que tornam a vida mais difícil
 
O medo é uma das forças mais poderosas que habitam o ser humano. Senti-lo causa um grande desagrado, mas enfrentá-lo produz mudanças importantes na vida. Por medo, podemos realizar grandes feitos, mas ao mesmo tempo bloqueios fortes podem ser colocados em ação.
 
O medo razoável não pode ser discutido, porque  é uma força que protege. O medo decorrente da incerteza deve exigir cautela, mas não inação. Por outro lado, o medo que surge do imaginário infundado é um sentimento que deve ser enfrentado e superado. Caso contrário, a vida torna-se mais difícil.
 
5. Falta de serenidade
 
A temperança é uma virtude que ganha valor nos momentos mais delicados. Embora haja pessoas mais calmas do que outras, todos podemos aprender essa habilidade com treino diário, sendo que o autoconhecimento é a chave.
 
Uma boa atividade nesse sentido é fazer uma lista de situações desagradáveis que podemos encontrar e definir uma resposta antes que elas ocorram.
 
Existem muitas situações em que paixões ou impulsos nos levam a julgamentos erróneos e ações desajustadas. Da mesma forma, muitas vezes sofremos desnecessariamente por não sermos capazes de acalmar as tempestades internas que todos experimentamos em algum momento. Com boas ferramentas de gestão emocional, tudo se torna mais fácil.
 
Para ter uma vida mais facilitada, é fundamental identificar estes comportamentos e compreender até que ponto os mesmos lhe estão a atrapalhar os planos para os poder transformar. O processo pode não ser rápido, mas certamente que, aos poucos irá encontrar resultados positivos, é preciso é fazer o mais difícil: tomar consciência da existência desses obstáculos.
 
Fátima Fernandes