Sociedade

ICNF aprova Plano Intermunicipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios das "Terras do Infante"

 
O Plano Intermunicipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios apresentado pela Associação de Municípios Terras do Infante (Aljezur, Lagos e Vila do Bispo) foi recentemente aprovado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

 
Os Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios assumem-se como instrumentos de orientação e auxílio às equipas que localmente têm por objetivo a defesa da floresta contra incêndios. Pretende-se, deste modo, promover a articulação das características socio-biofísicas com as dinâmicas e responsabilidades das entidades presentes nos territórios municipais, de forma a efetivar as alterações necessárias que maximizem a Defesa da Floresta contra Incêndios, destaca a associação.
 
Trata-se de um instrumento de planeamento que se pretende dinâmico e adaptado à realidade local, e que deve ser entendido como instrumento orientador, devendo as equipas locais estabelecer os seus objetivos, metas e ações, em articulação com os níveis de planeamento superior (distrital e nacional), e que será desenvolvido por um período de vigência de cinco anos.