Sociedade

Igreja Matriz de Loulé vai ser reabilitada ainda este mês

 
O custo estimado destes trabalhos é de cerca de 70 mil euros.

 
A Câmara Municipal de Loulé vai levar a cabo obras de reabilitação num dos principais ex-líbris do Concelho, neste caso, a Igreja Matriz de Loulé.
 
Conforme indicou a autarquia em nota de imprensa, os trabalhos a realizar irão incidir em três intervenções distintas: a recuperação dos retábulos e altares, a recuperação do pórtico de entrada, a recuperação e beneficiação do edifício com vista a resolver anomalias construtivas, funcionais e de segurança, e, por último, a regeneração do espaço envolvente. 
 
Numa primeira fase, irá arrancar ainda durante este mês de novembro a intervenção nos retábulos e altares, nomeadamente na Capela e Altar da Nossa Senhora da Conceição e Altar de S. Brás. 
 
Uma vez que a Igreja está classificada como Monumento Nacional, estas obras de conservação e restauro pretendem respeitar não só os materiais como também a integridade de cada uma das peças a intervencionar, confirma a edilidade.
 
Refira-se que a intervenção no pórtico de entrada da Igreja está em fase de concurso enquanto que a intervenção na cobertura e fachadas está ainda em fase de projeto.