Economia

Ikea Faro-Loulé espera criar 13 200 empregos entre a construção e o funcionamento do espaço

O conjunto comercial a construir junto ao Parque das Cidades, entre Loulé e Faro, pelo grupo Ikea, e que representa um investimento e cerca de 200 milhões de euros, vai gerar cerca de 13 200 empregos diretos, indiretos e induzidos.

 
Isso mesmo consta no estudo de impacte ambiental da operação de loteamento, que entra em consulta pública no próximo dia 29, avança hoje o "Correio da Manhã".
 
Além da megaloja do grupo sueco, o projeto contempla ainda um centro comercial fechado e outro aberto.
 
A loja IKEA, dividida em dois pisos, terá 21 300 metros quadrados. 
 
Serão disponibilizados 1250 lugares de estacionamento, no total o conjunto comercial, com 2666 lugares de estacionamento, integra um centro comercial fechado, também com dois pisos, e uma área de contrução acima do solo de 65 mil metros quadrados. 
 
Estão previstos 95 espaços dedicados ao comércio de vestuário, alimentação, perfumaria e cosmética, electrodoméscticos, cultura, restauração e lazer.
 
Existem ainda outros dois lotes de terreno, com mais de 19 mil metros quadrados, que deverão ter uma tipologia de unidades comerciais isoladas.
 
Relativamente à fase de construção "estarão implicados 9900 empregos" e "11500 na fase de funcionamento", considerando os efeitos diretos, indiretos e induzidos, frisa o promotor.