siga-nos | seja fã
PUB
 

Ildefonso Rodrigues

Ildefonso Rodrigues
Imprimir Partilhar por email
07-09-2013 - 11:54
Como o ciclismo é uma referência do nosso país e da nossa região, faz todo o sentido recuperar um nome ligado a esta modalidade que muito orgulha os algarvios e merece ser enaltecido neste espaço.
 
 
Ildefonso Rodrigues, é natural de Faro e nasceu a 13 de Dezembro de 1914. 
 
Começou a sua carreira enquanto ciclista no Sport Lisboa e Faro, sendo que, em 1935 ingressou no Sporting e, rapidamente começou a dar provas do seu trabalho, pois conquistou um honroso 4º lugar na Volta a Portugal, tendo ganho duas etapas, pelo que foi considerado um “leão” com muita garra; o melhor leão da temporada. 
 
Nos dois anos seguintes não houve Volta a Portugal, ainda assim, Ildefonso Rodrigues demarcou-se como o melhor ciclista do ano em 1937 com a sua participação no Circuito das Gaeiras, na Volta dos Campeões, no Circuito Império, o Circuito de Espinho, a Volta dos Ases, as 3 horas à Americana e as 24 horas Ciclistas de Lisboa. No Campeonato Nacional de Fundo, Ildefonso Rodrigues conquistou o 2º lugar. 
 
Em 1938, este ciclista conquistou mais um conjunto de prémios importantes, entre outros, Duas horas à Americana e 24 horas de Lisboa. 
 
No mesmo ano conquistou o 6º lugar na Volta a Portugal, vencendo 8 das 20 etapas e sendo reconhecido por ser o ciclista que arrecadou mais prémios na competição. 
 
No 1º Circuito de Benavente, Ildefonso Rodrigues conquistou o 2º lugar. 
 
Em 1939, o ilustre ciclista farense foi o nome mais badalado no meio velocipédico português porque conquistou a maior parte das vitórias sportinguistas. Entre outros prémios, Ildefonso Rodrigues ganhou o 17º Porto-Lisboa, distinguiu-se como o melhor na 11ª Volta dos Campeões, venceu a Prova de Propaganda da União Velocipédica Portuguesa, entre muitos outros que lhe deram o estatuto de melhor ciclista português do ano. 
 
Para além de um “sprinter” notável, Ildefonso Rodrigues era também um trepador de excelência que, apesar de nunca ter ganho uma Volta a Portugal, é ainda hoje reconhecido como um sportinguista notável e um ciclista muito distinto e que se demarcou pelo seu talento e pelas muitas conquistou que reuniu e que muito orgulham os algarvios em geral e todos os amantes do ciclismo em particular. 
 
(Actualização:19.07.12)
 
COMENTÁRIOS
 
MAIS NOTÍCIAS
-

Jorge Tavares



-

Russel M. Santos



-

Grupo de Charolas União Bordeirense



-

Anabela Afonso (Stª Bárbara de Nexe)



-

Francisco Rosado



PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Algarve vê novo hospital por um "canudo"

Algarve vê novo hospital por um "canudo"

ver mais
 
 
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Farense é a única equipa algarvia na Taça de Portugal

Farense é a única equipa algarvia na Taça de Portugal

ver mais
 
São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

São Brás de Alportel adere à Semana Europeia do Teste VIH-Hepatites

ver mais
 
“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

“Dias da Inovação e Partilha Pedagógica” na UAlg

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Fichas de Leitura» Desporto» Click Saúde
» Economia» Figuras da nossa Terra» Política» CX de Correio