Sociedade

Inauguração do Parque Ribeirinho e de nova escola marcam Dia da Cidade de Faro

Parque Ribeirinho de Faro
Parque Ribeirinho de Faro  
Parque Ribeirinho de Faro
Parque Ribeirinho de Faro  
Parque Ribeirinho de Faro
Parque Ribeirinho de Faro  
Parque Ribeirinho de Faro
Parque Ribeirinho de Faro  
Parque Ribeirinho de Faro
Parque Ribeirinho de Faro  
Parque Ribeirinho de Faro
Parque Ribeirinho de Faro  
No dia 7 de Setembro, Dia da Cidade, o programa faz-se de inaugurações de novos equipamentos no concelho.

 
A Câmara Municipal de Faro revelou hoje o programa definitivo para as celebrações do Dia da Cidade.
 
Este ano, o programa contempla três inaugurações para o concelho – Parque Ribeirinho, EB1 da Lejana e ETIC_Algarve –, para além das habituais cerimónias solenes e de homenagem a insignes Farenses. 
 
Mas antes disso, nos dias 5 e 6, Faro está em festa com a realização da 1ª edição do Festival F na Vila Adentro. Organizado pelo Teatro Municipal e Ambifaro, em parceria com a Antena 3 e a Antena 1, o festival promete trazer até os valores mais seguros da nova música portuguesa.
 
Nomes como The Legendary Tigerman, Dead Combo, Capicua, Tiago Bettencourt, Samuel Úria, Miguel Araújo ou Luísa Sobral estarão em palco neste festival que pretende afirmar-se no roteiro das festas de Verão em Portugal.
 
O dia 7 começa, como habitualmente, com a Cerimónia do Içar da Bandeira pelas 9h30, seguida da Sessão Solene (9h45) nos Paços do Município, que este ano homenageia 9 individualidades e coletividades do concelho, com a atribuição de medalhas de bons serviços e dedicação a funcionários Municipais.
 
Neste dia será inaugurado o Parque Ribeirinho, numa cerimónia que vai acontecer no local pelas 11h30. 
 
Com esta inauguração, a autarquia refere que, toda a zona ribeirinha que vai da Panasqueira até Pontes de Marchil, "até agora mal aproveitada e sem qualquer utilização lúdica organizada", será um parque de recreio e lazer da cidade que reencontra-se com a Ria.
 
Pelas 16h30, será inaugurada a Escola Básica da Lejana, num investimento de mais de 2 milhões de euros, que alarga a oferta educativa no ensino básico e pré-primário. 
 
Às 18h30, será ainda aberta oficialmente a ETIC_Algarve, Escola de Tecnologias, Inovação e Criação no Mercado Municipal. A abertura oficial da escola acontece pelas 18h00.
 
Refira-se que do programa há a destcar ainda o Desfile Equestre pelas ruas da cidade, agendado para as 10h30, da responsabilidade do Centro de Equitação Amigos do Cavalo de Estoi e para a inauguração da Exposição do Foral da Cidade de Faro no Museu Municipal. 
 
Pelas 12h30, será descerrada uma placa toponímica para perpetuar o nome do cineasta farense José Maria Nunes (1930-2010), numa troço viário que liga a rotunda do Fórum Algarve à rotunda da Escola Superior de Saúde da UAlg.
 
Programa completo do Dia da Cidade:
 
09:30 - Içar das Bandeiras 
09:45 - Sessão Solene nos Paços do Município
10:30 – Desfile Equestre pelas ruas da Cidade
11:30- Inauguração do Parque Ribeirinho
12:30 – Descerramento da placa toponímica em homenagem ao cineasta José Maria Nunes
15:00 – Inauguração da Exposição do Foral da Cidade de Faro no Museu Municipal
16:30 – Inauguração da Escola Básica da Lejana
18:00 – Inauguração da ETIC, Escola de Tecnologias, Inovação e Criação no Mercado Municipal