Sociedade

INEM reforça meios de emergência no Algarve e para todo o ano

 
A cerimónia de celebração dos protocolos de cooperação entre o INEM, os Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa, com vista a reforçar os meios de emergência realizou-se esta segunda-feira, 17 de julho, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro.

 
Segundo refere comunicado da ARS, na mesma cerimónia que juntou representantes das diversas entidades envolvidas, o Presidente do Conselho Diretivo do INEM, Luís Meira, o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Paulo Morgado, o Presidente do conselho executivo da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, o Presidente da Delegação de Faro da Cruz Vermelha Portuguesa, Norberto Martins, e o Vice-Presidente da CCDR Algarve, Adriano Guerra, foi ainda assinado um protocolo para constituição de um Posto de Emergência Médica no Corpo de Bombeiros Voluntários de Alcoutim.
 
No decorrer da sessão, o Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Paulo Morgado, enaltecendo a disponibilidade da Cruz Vermelha Portuguesa e dos Bombeiros para assumirem esta colaboração com o INEM, destacou que «hoje é um dia muito importante para o Algarve. Com estes protocolos consegue-se fazer um reforço de meios do INEM na Região que representa o dobro daquele que foi feito no ano passado».
 
«Este esforço que o INEM está a fazer significa dinheiro. Quanto mais meios existirem no terreno maior é o investimento que o INEM faz, portanto agradeço ao INEM que, apesar das dificuldades, soube encontrar os meios para conseguir colocar no terreno um dispositivo que conseguirá prestar um serviço melhor e mais segurança à nossa população», salientou, acrescentando ainda que «é importante sinalizar também que finalmente Alcoutim vai ter um Posto de Emergência Médica (PEM), desejo antigo e agora concretizado. Estamos a caminhar para ter o Algarve todo coberto com meios de emergência facilmente acessíveis e com equidade para todos os cidadãos quer eles vivam na serra, no barrocal ou nas zonas do litoral».
 
No mesmo âmbito, o Presidente do Conselho Diretivo do INEM, destacou a importância destes protocolos de colaboração com os Bombeiros e com a Cruz Vermelha Portuguesa «para em conjunto, conseguirmos responder às necessidades da população quer em acidentes quer em situações de doença súbita, estamos em condições de assegurar o socorro e assistência em emergência seja feita com a capacidade, a competência e os recursos necessários no terreno», lembrando ainda que «é importante começar a olhar para o Algarve não só no Verão mas ao longo de todo o ano, visto que a sazonalidade do turismo vai-se esbatendo e a região consegue ter cada vez mais visitantes todos os meses do ano». 
 
Na sua intervenção o Presidente do conselho executivo da Liga de Bombeiros Portugueses, Jaime Marta Soares, realçou que esta foi «uma cerimónia simples, mas com um profundo objetivo que nos mostra que estamos a ir para um novo e melhor caminho na melhoria da prestação de cuidados às nossas populações, o que mostra uma nova abertura do INEM e reforço de uma coabitação e parceria com os bombeiros para servir melhor e com confiança as nossas populações». No mesmo sentido, o Presidente da Delegação de Faro da Cruz Vermelha Portuguesa, Norberto Martins, destacou «a vasta experiência e tradição da Cruz Vermelha Portuguesa nesta área de intervenção, mostrando-se convicto de que estão capacitados para dar uma resposta adequada em articulação com o INEM».
 
Assim sendo, ao dispositivo já existente durante o resto do ano, composto por 37 meios de emergência médica disponíveis em permanência, o reforço sazonal de meios do INEM prevê mais 7 ambulâncias e 2 motociclos, distribuídos da seguinte forma:
 
1 ambulância de socorro na CVP de Portimão, sediada em Portimão
1 ambulância de socorro na CVP de Tavira, sediada em Altura (Castro Marim)
1 ambulância de socorro na CVP Faro-Loulé, sediada em Almancil
2 ambulâncias de socorro na CVP Albufeira-Silves, sediadas em Ferreiras e Armação de Pera
1 ambulância de socorro nos Bombeiros de Portimão
1 ambulância de socorro nos Bombeiros Albufeira
1 motociclo de emergência médica do INEM em Portimão
1 motociclo de socorro nos Bombeiros Albufeira
 
De referir ainda que por ocasião da 36.ª Concentração Internacional de Motos, o INEM vai ainda colocar em funcionamento nos dias 21, 22 e 23 de julho, na cidade de Faro, mais 1 ambulância de suporte imediato de vida e mais 1 motociclo de emergência médica.
 
Com a constituição de um Posto de Emergência Médica no Corpo de Bombeiros Voluntários de Alcoutim o INEM tem, à exceção do concelho de Castro Marim que não dispõe de Bombeiros ou CVP, a totalidade dos concelhos do Algarve com uma Ambulância do INEM.
 
A partir desta data, este Corpo de Bombeiros inicia o processo à operacionalização de uma Ambulância de Socorro subsidiada pelo INEM e que se destina a prestar cuidados pré-hospitalares à população do concelho.
 
O INEM recorda, ainda, que reforçou recentemente a sua presença na região algarvia, com a reativação funcional da sua Delegação Regional, que tinha sido desativada em 2012.