Economia

Investigação internacional que estuda impacto psicológico da crise apresentada na Biblioteca Municipal de Faro

 
As dificuldades económicas influenciam significativamente os níveis de stresse, ansiedade e depressão das pessoas, de acordo com as conclusões duma investigação internacional em que também participa uma equipa portuguesa, coordenada por Saul Neves de Jesus, professor catedrático de Psicologia da Universidade do Algarve e coordenador do Grupo de Investigação “Turismo e Bem-Estar na Sociedade” do Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações (CIEO).

 
Com base nos resultados obtidos nesta investigação, foi já concluída uma tese de doutoramento, que analisou o impacto dos fatores económicos sobre o stresse, a ansiedade e a depressão, que será apresentada por Rita Leal, às 18h00 do próximo dia 28, na Biblioteca Municipal de Faro. 
 
Estão ainda a realizar-se mais duas teses de doutoramento, uma sobre o impacto das dificuldades económicas em variáveis da Psicologia Positiva, como o otimismo, a espiritualidade e a satisfação com a vida, e outra que procura compreender de forma particular a situação dos desempregados.
 
Esta investigação internacional iniciou-se em 2011, no âmbito das atividades da Sociedade Mundial para o Estudo do Stresse e da Ansiedade, STAR, em que estão representados 52 países, sendo Saul de Jesus o representante português.
 
Na investigação realizada em Portugal participaram 729 sujeitos com idades superiores a 18 anos. Destes, 117 eram desempregados (16% da amostra, sendo uma percentagem equivalente aos desempregados na população ativa em Portugal), tendo-se verificado que apresentam níveis mais elevados de preocupações relacionadas com a situação financeira, bem como de stresse e de ansiedade, comparativamente aos restantes sujeitos da amostra.
 
Outros resultados importantes dizem respeito à moderação significativa apresentada pelas estratégias de coping, ou seja pelas formas de lidar com situações difíceis, e pelo suporte emocional dos sujeitos, fazendo com que aqueles que têm estratégias de coping mais adequadas (utilizam estratégias de enfrentamento dos problemas e dificuldades e não de evitamento dos mesmos) e um melhor suporte emocional (apoio fornecido pelos que rodeiam o sujeito) apresentem níveis mais baixos de stresse, ansiedade e depressão, mesmo em situações de dificuldades económicas.