Sociedade

Investigadora da Universidade do Algarve seleccionada para Simpósio Ibero-Americano de História da Cartografia

 
Daniela Nunes Pereira, bolseira e investigadora de Universidade do Algarve, é uma dos dois conferencistas portugueses, entre 140 de vários países, que estará presente no 5º Simposio Ibero-Americano de Historia de la Cartografia, a realizar-se entre 24 a 27 de setembro, na Universidade dos Andes, em Bogotá na Colômbia.

 
Este simpósio, dá continuidade ao processo iniciado em Buenos Aires (2006), Cidade do México (2008), São Paulo (2010) e Lisboa (2012), onde diversos investigadores, de diferentes áreas científicas, debatem as mais recentes investigações sobre o tema da Cartografia.
 
A sua comunicação intitulada "Celebrações Barrocas na Cartografia de José de Sande Vasconcelos" versa sobre este engenheiro militar português, que foi destacado, em 1772, para o Reino do Algarve por ordem do Marquês de Pombal.
 
José de Sande Vasconcelos desenvolveu um notável trabalho cartográfico sobre o Algarve, nas mais diversas escalas, entre 1772 e 1808. 
 
O grande número de manuscritos que legou, constituem uma incontornável fonte para o estudo da região e da história da ciência e das técnicas cartográfica da engenharia militar na segunda metade do século XVIII.
 
A Direção Regional de Cultura do Algarve adquiriu, em 2013, um conjunto inédito de três desenhos da sua autoria que representam o início da edificação de Vila Real de Santo António, que estiveram em exposição, o ano passado, na Biblioteca Nacional de Portugal.