Sociedade

Investigadores da UAlg contribuíram para nova abordagem no tratamento do cancro

 
Um estudo coordenado pelos investigadores Patrícia Silva e Hassan Bousbaa, da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, que contou com a participação dos investigadores do Centro de Investigação em Biomedicina da Ualg, Álvaro Tavares, Cláudia Florindo e Patrícia Silva, foi publicado na conceituada revista "Cancer Letters", no passado dia 8 de maio.

 
Tendo como objetivo a implementação futura da estratégia no tratamento do cancro, a investigação demonstra que quando as células do cancro são impedidas de produzir uma determinada proteína, neste caso a Spindly, estas passam a responder de forma mais eficiente a alguns medicamentos usados em quimioterapia, explica nota da Ualg.
 
Patrícia Silva, aluna de doutoramento na Universidade do Algarve, no Grupo Cell Cycle and Cancer Biology, do Centro de Investigação em Biomedicina da Ualg, juntamente com Cláudia Florindo e Álvaro Tavares, publicaram um trabalho na revista Cancer Letters onde se descreve uma nova abordagem, possivelmente eficaz, para intervenção terapêutica no cancro. Este trabalho contou ainda com a colaboração de um grupo de investigação do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, liderado por Helena Vasconcelos.
 
Neste estudo mostra-se que silenciando-se a proteína Spindly se consegue potenciar a eficácia do paclitaxel, uma das drogas mais utilizadas no tratamento de cancro, na morte de células cancerígenas em cultura. 
 
Tendo o paclitaxel uma eficácia global limitada, muitas vezes as células cancerosas adquirirem resistência à droga, podendo provocar efeitos secundários significativos como toxicidade neurológica. Se combinados, a inibição de Spindly e utilização de doses reduzidas de paclitaxel, pode assim vir a ser um avanço positivo no tratamento do cancro, tendo agora que se passar para ensaios em organismos laboratoriais.
 
Algarve Primeiro